Logo
Imprimir esta página

Mutirão de conciliação em ações de seguros de financiamento habitacional resulta em 365 acordos homologados

O Acordo de Cooperação Técnica 5/2024, celebrado entre o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), possibilitou a realização de audiências de conciliação entre os dias 17 e 21 de junho. A iniciativa resultou em 365 acordos em processos movidos por pessoas que pegaram empréstimos no Sistema Financeiro de Habitação para adquirir imóveis (mutuários).

O objetivo foi finalizar casos que estavam na Justiça há mais de dez anos e que envolviam o Seguro Habitacional, devido a problemas de construção em casas do Conjunto Habitacional Vera Cruz 2, em Goiânia/GO.

Após o julgamento do Tema 1011 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), esses processos seriam analisados pela Justiça Federal, mas foram resolvidos de forma conciliatória, por meio de acordos homologados pela Justiça Federal e pela Justiça Estadual.

O mutirão de audiências contou com a participação do responsável pela mediação nacional do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Aldir Passarinho Junior; do coordenador do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon), desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão; do juiz federal coordenador do Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária de Goiás (Cejuc/GO), Alysson Fontenele; da diretora do foro da Comarca de Goiânia do TJGO, juíza de direito Patrícia Dias Bretas; do coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Goiás (Nupemec/TJGO), juiz de direito Leonys Lopes Campos da Silva; do juiz de direito Giuliano Morais Alberic; do chefe do Departamento Jurídico Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Ricardo Ribeiro; do superintendente da CEF, Marciano de Freitas Matos; e dos representantes dos mutuários, advogados Diego Barbosa Campos e Juan Diego de León.

Para o desembargador federal Carlos Pires Brandão, a iniciativa é exemplar para o País. “Aqui, neste momento, cada um, no exercício dos seus papéis, das suas representações institucionais, está dando um exemplo ao País. Qual exemplo? O da exaltação da cidadania. Fazendo com que se efetivem direitos sociais e sejam resolvidas pendências, demandas que são caras e especiais à cidadania. E cidadania exige resolutividade”, afirmou o magistrado, complementando que é isso o que está sendo feito no mutirão.

“Estamos resolvendo, pondo fim a questões que são importantes tanto para a Caixa, como seguradora, quanto para, especialmente, os pais de família, porque ali se abriga um lar. Nunca podemos nos esquecer disso”, ressaltou o coordenador do SistCon.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto