Logo
Imprimir esta página

Customer Centricity como pilar de negócios

Customer Centricity como pilar de negócios

*Por Paulo Lima

O conceito de Customer Centricity, que significa manter o cliente no centro de todas as decisões, não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma filosofia que impulsiona a geração de novos negócios de forma sustentável e significativa e deve fazer parte da estratégia de todas as companhias nos dias de hoje.

Isso porque essa ideia vai além de apenas fornecer um bom atendimento ao usuário. Trata-se de entender as reais necessidades e anseios dos consumidores e, em seguida, alinhar todos os aspectos do negócio para atendê-los da melhor forma possível. Isso envolve desde o desenvolvimento de novos produtos e serviços, suporte pós-venda e até o feedback contínuo.

Isso tem sido muito importante porque os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à capacidade das marcas de comunicar os seus objetivos. De acordo com a pesquisa “Global Marketing Trends 2022”, feita pela Deloitte, consultoria e auditoria global, 47% das empresas desenvolvem KPIs de portfólio para garantir que as ofertas de produtos estejam alinhadas às demandas dos clientes. O levantamento ainda aponta que 75% pretendem investir mais na experiência do consumidor, adaptando-se ao ambiente online e físico.

Outro estudo da Bain & Company, empresa americana de consultoria de gestão global, afirma que as empresas com NPS alto (indicador de lealdade do cliente) geram retornos totais aos acionistas (TRS) de 2 a 3 vezes acima da média do mercado. A cada ponto de aumento no NPS, há um aumento de 0,5% a 1% no crescimento da receita.

Os dados acima comprovam que uma abordagem centrada no cliente não é apenas uma ideia nobre, mas também uma estratégia de negócio que oferece uma série de benefícios tangíveis, principalmente porque quando eles estão satisfeitos ficam mais propensos a voltar a fazer negócios com a marca, resultando em fidelização e lealdade. Nesse caso é muito comum que eles recomendem os produtos e serviços para outras pessoas, ampliando assim a base de clientes por meio do boca a boca positivo.

E, neste cenário, o importante não é ser Customer Centricity na totalidade da implementação das metodologias, mas, garanto, sermos 100% customer centric na essência e filosofia de trabalho. Ao entender suas necessidades e fornecer soluções eficazes desde o início, as empresas podem reduzir custos associados a retrabalho, devoluções e reclamações daqueles que estão insatisfeitos.

Além disso, o feedback dos clientes é uma fonte rica de insights para aprimorar os produtos e serviços, já que em um mercado saturado, a capacidade de oferecer uma experiência única pode tornar uma companhia líder em seu mercado de atuação. Mas, para realmente colher os benefícios do Customer Centricity, precisamos adotar uma abordagem holística e integrada que permeie toda a organização.

Concluo que ao implementar um ciclo de melhoria contínua, onde os processos e práticas são constantemente revisados e aprimorados com base na opinião clientes e nos resultados obtidos, as empresas podem não apenas gerar negócios de forma mais eficaz, mas também construir relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos que impulsionarão o sucesso a longo prazo.

*Paulo Lima é CEO da Skymail, empresa destaque em serviços de e-mail corporativo, cloud computing e segurança digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto