O Conselho Mundial de Transporte Marítimo (WSC) saudou a recente adoção de emendas à Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS) pelo Comitê de Segurança Marítima da Organização Marítima Internacional (IMO) (MSC 108). A partir de 1º de janeiro de 2026, essas alterações exigirão a notificação obrigatória de todos os contêineres perdidos no mar.
Novos regulamentos sobre relatórios de contêineres perdidos no mar
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Aparecido Rocha – insurance reviewer
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Os novos regulamentos, que especificamente modificam os Regulamentos 31 e 32 do Capítulo V da SOLAS, representam um avanço significativo na segurança marítima e na proteção ambiental. Ao garantir relatórios rápidos e detalhados sobre contêineres perdidos e à deriva, esses procedimentos aumentarão a segurança da navegação, facilitarão ações de resposta rápida e mitigarão possíveis riscos ambientais.
Pelas novas regras, o comandante de um navio envolvido na perda de contêineres deve comunicar imediata e minuciosamente detalhes específicos aos navios próximos, ao estado costeiro mais próximo e ao estado de bandeira. O estado de bandeira transmitirá, então, esta informação à IMO através de um novo módulo no Global Integrated Shipping Information System (GISIS). Para contêineres à deriva observados, os relatórios devem incluir a posição e o número total avistados.
A WSC tem vindo a recolher informações sobre o número de contêineres perdidos no mar desde 2008, sendo os dados publicados regularmente no Relatório de Contêineres Perdidos no Mar e submetidos à IMO. De acordo com o último relatório, o número de contêineres perdidos no mar caiu para apenas 661 em 2022, dos 250 milhões transportados, marcando a taxa de perda mais baixa desde o início do inquérito em 2008.
No entanto, as perdas anuais podem variar amplamente devido a incidentes de perdas significativas. Por exemplo, um número excepcionalmente alto de incidentes relacionados ao clima em 2020 e 2021 resultaram em uma média de perda de 3.113 contêineres durante esses dois anos. É importante ressaltar que esse aumento é atribuído a incidentes significativos de perda de contêineres no Oceano Pacífico, incluindo o ONE Apus, que perdeu mais de 1.800 contêineres em condições climáticas severas em novembro de 2020, e o Maersk Essen, que também sofreu condições climáticas intensas em 2021, resultando na perda de aproximadamente 750 contêineres.
A queda de contêineres no mar é mais um motivo para os embarcadores contratarem o seguro de transporte internacional. Além da perda de contêineres, os riscos em uma viagem marítima são inúmeros, entre os quais estão as catástrofes naturais, acidentes, avarias, avarias grossas, perdas, extravios, roubos, incêndios e explosões.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Avaria grossa no navio One Henry Hudson
- Rota Bioceânica: perspectivas e oportunidades para transporte, logística e seguros
- Balança comercial de outubro de 2025
- Avião da UPS explode nos Estados Unidos
- Exportações do Brasil para os EUA caem 20,3%
- Balança comercial de agosto de 2025 apresenta superávit de US$ 6,133 bilhões
- Tarifaço norte-americano não terá impacto no volume de seguro de transporte exportação
- O crescimento do transporte aéreo de carga destaca a importância do seguro
- Balança comercial de junho de 2025 registra superávit de US$ 5,890 bilhões
- Supostos transportadores de cargas cometem fraude
- Balança comercial de abril de 2025
- DUIMP no contexto do seguro de transporte internacional