Logo
Imprimir esta página

Com cancelamentos de planos de saúde coletivos, como ficam os beneficiários?

Imagem de Megan Rexazin Conde por Pixabay Imagem de Megan Rexazin Conde por Pixabay

Conforme noticiado pelo Cqcs, a Agência Nacional de Saúde e Suplementar (ANS) divulgou uma nota, a qual esclareceu dúvidas e incompreensões de corretores e beneficiários acerca do cancelamento de contratos de planos de saúde coletivos. Com isso, diversos beneficiários estão preocupados com a interrupção ou suspensão de tratamentos autorizados, principalmente em casos de doenças graves, como câncer, ou transtornos, que demandam tratamento contínuo, como o autismo.

No documento, a entidade afirma que a operadora pode excluir ou suspender a assistência à saúde dos beneficiárias nas seguintes hipóteses: por fraude; por venda dos vínculos do titular previstos nos artigos 5º e 15º desta resolução, ou de dependência, desde que previstos em regulamento ou contrato, ressalvado o disposto nos artigos 30 e 31 da Lei 9.656/1998; ou a pedido do beneficiário.

No caso de cancelamento de planos de saúde coletivo, como tem se visto na Amil, Sérgio Ricardo, executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar, explicou que os planos que estão sendo cancelados são os planos coletivos por adesão em que há estipulantes. “Esses estipulantes e as administradoras de benefícios têm que oferecer alternativas aos beneficiários. O que está sendo cancelado é o contrato com os estipulantes e, por consequência, com os beneficiários”, ressaltou. O executivo destacou que a principal alternativa é colocar o grupo beneficiário em outra operadora.

Em relação a isso, Eduardo Kolmar, diretor de People Solutions da Lockton Brasil, explicou que a migração de um beneficiário para uma nova operadora, em caso de cancelamento de um plano de saúde, deve respeitar as regras determinadas pela ANS e de aceitação das operadoras que serão migradas. Na oferta de novos planos, é importante analisar outros fatores além do preço: “Equivalência de rede, reembolso, acomodação e abrangência”, citou Kolmar. Além disso, o executivo comentou que, “no caso de cancelamento de planos coletivos, a operadora pode cancelar desde que previsto em contrato” e destacou que todos os beneficiários, que se sentirem prejudicados, têm o direito de entrar na Justiça: “Não existe regra para quais tratamentos o juiz defere ou indefere o pedido. Cada caso é analisado individualmente pelo judiciário e decidido de acordo com o convencimento do magistrado”, explicou.

Kolmar também relembrou o caso da transferência de carteira da Unimed Rio para a Unimed Ferj em março deste ano. Disponível no site da ANS, a Unimed Ferj ficou responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio; pela contratação da Unimed-Rio em todos os serviços operacionais para suportar essa fase de transição de transferência de carteira ao longo de 2024, de acordo com a necessidade a ser apontada pela Unimed Ferj. Além disso, a Unimed Ferj arrendará o hospital e o(s) pronto(s) atendimento(s) da Unimed-Rio, assumindo autonomia sobre a gestão, o dimensionamento estrutural e o direcionamento assistencial de todo equipamento arrendado, levando em consideração os compromissos previamente firmados.

Na mira do Congresso

O deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) está, desde o dia 15 de maio, colhendo assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que propõe a investigação de eventuais ilegalidades praticadas por planos de saúde, como rescisões de contrato injustificadas e reajustes abusivos de contratos coletivos por adesão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto