SINAPP, o sindicato que defende a indústria do seguro contra o DPVAT
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Armando Luís Francisco
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A aparência é que são poucos os que se manifestaram na indústria do seguro, contra o modelo do PLP do DPVAT, mas o SINAPP se posiciona sobre este seguro, conforme o PLP nº 2023. Realmente, é absurdo que apenas uma ínfima parte de pequenos corretores e seguradoras esteja indo contra o atual modelo do DPVAT. Reconheço: é vergonhoso!
O único ponto positivo recente foi a intervenção no Senado, reforçada pelo senador Davi Alcolumbre, que alimentou a manifestação do SINAPP - Sindicato Nacional das Entidades Abertas de Previdência Complementar. Em uma carta destinada aos senadores, o SINAPP expressa sua oposição ao modelo proposto, representando, no texto, o SINAPP, onde se vê apenas 17 seguradoras grafadas. O presidente do SINAPP, Francisco Alves de Souza, assina a carta, demonstrando uma posição firme, lúcida e corajosa, embora senti a falta do aposto de outras seguradoras.
Será que apenas as seguradoras devem comercializar seguros? Essa é a impressão que tenho, especialmente após a manifestação do SINAPP. O que poderia ser feito? Será que um pequeno corretor de seguros, situado em uma cidade com cerca de 500 mil habitantes, afastada dos centros decisórios do setor e em um estado arrasado pelas condições climáticas, deveria ser o responsável por ensinar como preservar uma indústria? Quando as seguradoras não comercializam um seguro como este, vejo que os bancos e outras entidades poderiam assumir esse papel. É isso que queremos? Esta é minha opinião respeitosa.
Onde está o espírito do segurador? Perdoe-me a imaginação, mas existem muitos mecanismos legais que poderiam ser utilizados nessas situações. Imagine a infinidade de recursos que poderiam ser interpostos contra esse sistema que prejudica continuamente o povo brasileiro. Sei que no mercado segurador, ninguém deseja que seguros sejam feitos por não seguradores. Reconheço o árduo trabalho e a forte defesa dessa indústria, mas não posso deixar de agradecer ao SINAPP.
No entanto, mesmo apoiando-os, devo informar que sou um defensor da Livre Iniciativa para todos! É essa abordagem que pode favorecer especialmente os pequenos seguradores em suas estratégias empresariais. SINAPP, vocês são o orgulho da indústria do seguro e estão fazendo a diferença. Queiramos nós todos que um apoio incondicional seja dado a vocês. Esta seria uma prova de que nem tudo está perdido, mas o tempo pode virar essa condição ao nosso desfavor! Parabéns!
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- A Arquitetura da Confiança: Por que a Regulação Imparcial é a Viga Mestra de um Mercado Justo
- A Fria Burocrática: Como a CP CNSP 005/2025 Criou uma Armadilha para a Própria SUSEP
- A Beleza Única da CP CNSP 005/2025 É a Intenção
- O Elefante e a Formiguinha: Um Conto Inseguro
- A Norma que Saiu da Prateleira, Pois Talvez Foi Criada com o Sangue do Corretor
- O Vazio e o Olhar: Contra a Norma que Ignora o Engenho dos Homens
- O Espólio do Engenho : O Abandono do Homem na Contabilidade da Autorregulação
- O Constrangimento Impositivo: O Destino Inexorável da CNSP 005/2025 diante do Juízo e da Justiça
- Beleza ferida e o opróbrio do Estado: CNSP CP 005/2025 e o exílio do ideal jurídico brasileiro
- Carta Aberta sobre a Ilegalidade Manifesta da Consulta Pública CNSP 005/2025 e o Dever Estatutário de Defesa da Categoria
- Carta Aberta ao Ilustríssimo Senhor Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
- Corretor de Seguros: O grande fracasso de uma categoria