Logo
Imprimir esta página

Picos de Dengue: o impacto nos Seguros de Vida e estratégias para lidar com o aumento de casos

O Brasil enfrenta um cenário alarmante com o iminente pico de casos de dengue, previsto para ocorrer até maio, segundo dados veiculados em uma matéria feita pelo Portal G1 de notícias. Segundo especialistas, o aumento repentino de infecções traz consigo não apenas desafios de saúde pública, mas também implicações significativas no setor de seguros de vida.

A partir desse cenário, o Cqcs conversou com Rogério Araújo, especialista em Seguros de Pessoas e Consultor em Planejamento e Proteção Financeira na TGL Consultoria, para entender o potencial impacto dessa crise no mercado e as estratégias que as seguradoras podem adotar para lidar com elas.

O aumento nos casos de dengue não só sobrecarrega os sistemas de saúde, mas também gera consequências no mercado de seguros de vida. Segundo Rogério, o aumento de óbitos relacionados à doença afeta diretamente a produtividade de diversos setores econômicos. Empresas enfrentam um aumento nos afastamentos de funcionários devido ao diagnóstico da doença, além de serem pressionadas a fornecer assistência financeira às famílias dos colaboradores falecidos – “Certamente o aumento no número de casos de óbito decorrente da dengue irá impactar o mercado de seguros de vida, assim como toda a economia”.

Diante desse cenário desafiador, as seguradoras são instigadas a adotar estratégias proativas. Rogério ressalta a importância de as empresas do setor se posicionarem rapidamente, antecipando-se às demandas da sociedade. Ele destaca o papel da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) nesse contexto, bem como a necessidade de divulgar números concretos sobre indenizações pagas e famílias beneficiadas – “Acredito ser importante para a imagem e credibilidade do nosso setor, que cabe aqui uma menção ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido na gestão do Sr. Dyogo Oliveira, se posicionar quanto antes, antecipando-se ao questionamento da sociedade”.

O especialista acredita que, além de posicionar o mercado, é crucial optar por indenizar as famílias brasileiras, mesmo diante de riscos excluídos. Propõe uma campanha inédita para divulgar números de indenizações e recursos destinados, destacando a importância do Seguro de Vida para a sociedade, empresas e famílias – “Em 2023, o Seguro de Vida devolveu à sociedade mais de R$ 946 mil por hora, demonstrando o impacto positivo durante a pandemia, auxiliando famílias a manterem suas casas, alimentação e educação dos filhos”.

Abordando como lidar com casos de doenças, como a dengue, Rogério conta que é crucial entender as coberturas oferecidas no seguro de vida. Ele destaca algumas delas, incluindo morte, perda de renda por incapacidade temporária, diárias de internação hospitalar e assistência funeral. No entanto, ele ressalta que alguns riscos, como epidemias e picadas de insetos, podem ser excluídos das coberturas tradicionais, sendo necessário buscar produtos específicos que os incluam.

À medida que nos aproximamos do pico de casos de dengue, fica evidente que o impacto se estende além das questões de saúde. O setor de seguros de vida enfrenta desafios adicionais, mas também tem a oportunidade de demonstrar sua importância e relevância na proteção financeira das famílias brasileiras. Estratégias proativas e transparência nas ações das seguradoras podem contribuir para mitigar os efeitos adversos dessa crise e fortalecer a confiança no setor.

“Por fim, quero reforçar ações como o Movimento Minha Vida Protegida criado por Corretores de Seguros em 2023, que tem como objetivos a conscientização da sociedade sobre a importância do Seguro de Vida, na vida das pessoas, das famílias, das empresas e do nosso país, pois uma sociedade protegida, uma sociedade com Seguros de Vida, é sinônimo de um país rico, próspero”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto