Logo
Imprimir esta página

Marco regulatório dos seguros deve fomentar o setor, avalia governo

O marco regulatório dos seguros pretende fomentar o setor com aumento nas vendas, assim projeta o governo e as empresas. De acordo com o Valor Econômico, o parecer apresentado pelo senador Jader Barbalho (MDB-PA) está de acordo com o que foi alinhado com o Ministério da Fazenda e o setor. Agora, a perspectiva é que, nas próximas semanas, a matéria entre na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, com a aprovação, o texto será analisado pelos deputados na Câmara.

Entre as propostas sinalizadas no projeto está a prestação das informações, no qual o segurado deverá responder a um questionário que será dado pela seguradora. Em entrevista ao Valor Econômico, o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, comentou a respeito desse ponto. “O projeto traz um rol muito delimitado de informações que devem ser prestadas. Depois não vai poder fazer perguntas durante a execução do contrato. Isso traz muita segurança”, explicou.

Além disso, o texto prevê regras para o resseguro. Na proposta está descrito que quando a resseguradora atuar como seguradora, precisará seguir as mesmas normas. O projeto também estabelece que a seguradora tem o prazo máximo de 30 dias para avaliar se o sinistro está ou não coberto. O prazo começa a contar da data de apresentação da reclamação ou do aviso de intercorrência.

Ainda durante a entrevista ao Valor Econômico, Octaviani ressalta a transparência que o projeto traz na relação entre empresa e cliente. “As seguradoras sabem exatamente o que elas têm que vender e o segurado sabe exatamente o que vai comprar”, enfatizou.

Outro ponto alterado por Barbalho da proposta inicial é sobre a notificação do segurado por atraso no pagamento da franquia. O prazo para quitar é de 15 dias após a comunicação. No caso do segurado não pagar a parcela do seguro nesse período, a seguradora pode suspender a garantia contratual.

Foi retirou do texto, pelo relator, um trecho que previa a proibição do corretor de participar nos resultados da seguradora devido aos seguros por ele intermediados.

Segundo dados da Susep, o setor tem hoje uma participação de 3,6% no Produto Interno Bruto (PIB), com potencial para atingir de 6% a 10%. Octaviani aposta que a aprovação do marco regulatório vai impulsionar essa expansão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto