Logo
Imprimir esta página

FenaSaúde debate os desafios da saúde suplementar no envelhecimento da população

FenaSaúde debate os desafios da saúde suplementar no envelhecimento da população

5ª edição do Longevidade Expo+Fórum encerrou-se no Dia Nacional do Idoso e reuniu especialistas do setor

Para debater "Os Desafios da Saúde Suplementar com o Envelhecimento da População", a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade representante das principais operadoras de planos de saúde do país, fez a curadoria de um painel dedicado ao tema durante a 5ª edição do Longevidade Expo+Fórum. O maior encontro dedicado ao público sênior do Brasil e da América do Sul aconteceu em São Paulo, de 29 de setembro a 1º de outubro - Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso.

Durante uma hora de debate, sob mediação de Beltrina Côrte, CEO do Portal do Envelhecimento e mediador do painel, foram abordados temas como a oferta de programas de prevenção de doenças e a manutenção do acesso dos idosos aos planos de saúde. Nos últimos dez anos, o crescimento de beneficiários de planos de saúde acima dos 60 anos cresceu 32,6%, enquanto a faixa etária dos 20 aos 39 anos teve queda de 7,6%. Esses números trazem um grande desafio para os planos de saúde: o equilíbrio do pacto intergeracional.

“O crescimento de beneficiários de faixas etárias de maior idade frente à saída dos jovens desafia os planos de saúde. Por isso, estimular o autocuidado para um envelhecimento ativo e saudável é tão importante. Para vivermos mais e melhor, de forma física e mental, esse movimento deve ser feito em conjunto com toda a sociedade”, afirmou Hellen Harumi Miyamoto, superintendente de Avaliação de Tecnologia em Saúde e Cobertura Assistencial da FenaSaúde.

Em complemento às discussões do painel, a professora titular dos cursos de Medicina e Direito do Centro Universitário São Camilo, Maria Elisa Gonzalez Manso, abordou a relação entre o envelhecimento e as determinantes sociais da saúde. “Há uma série de condições socioeconômicas e políticas que determinam o envelhecimento. Esses determinantes sociais, como gênero, cor da pele e orientação sexual, atravessam nossa vida desde o nascimento. Por isso, para alcançarmos melhorias nesse processo de envelhecimento não podemos olhar a população de forma homogênea.”

Para apresentar de forma prática como os planos de saúde cuidam da população idosa, o médico e superintendente de Rede Assistencial e Atenção à Saúde da Seguros Unimed, Rafael Marques Lelpo, falou sobre os desafios da gestão populacional para permitir uma atenção diferenciada e mais efetiva aos beneficiários acima dos 60 anos. Ele explicou como o uso da tecnologia e inteligência artificial, aliada à visita domiciliar e observação do entorno do paciente são fundamentais para os programas de gestão de saúde na atualidade.

A íntegra do painel será disponibilizada em breve no Youtube da FenaSaúde: https://www.youtube.com/@FenaSaudeCanal


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto