Logo
Imprimir esta página

Produtores cobram do governo recursos para o seguro rural

Ministério da Agricultura confirma que recursos para o programa acabaram e que busca remanejar o orçamento para resolver o problema

No momento em que chuvas intensas e tempestades de granizo castigam o Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) interrompeu o subsídio do governo para que pequenos e médios agricultores contratassem o seguro rural. Em abril, o Mapa anunciou a liberação de 1 bilhão de reais para o programa. Os recursos, porém, foram insuficientes.

Os produtores se dizem preocupados com a situação. “Seguro é indispensável, é a garantia da sua produção. Quando fui na seguradora, me disseram que o sistema tinha fechado. E, por isso, eu não ia ter o subsídio. É a primeira vez em 15 anos que vou ficar sem seguro”, relata Rossano Carlesso, agricultor da cidade de Flores da Cunha, localizada a 120 km de Porto Alegre.

“Aqui na minha região, muitos produtores de uva também não conseguiram contratar o seguro. Hoje, eu não dependo só da uva. Se eu dependesse e se chover granizo como vem chovendo, posso perder 100% da minha produção. E aí, não vou ter como pagar minhas contas”, disse o agricultor gaúcho.

A reportagem também conversou com representantes de algumas seguradoras credenciadas pelo programa do governo federal. Todas confirmaram as dificuldades de acessarem o sistema onde é solicitada a subvenção. Em nota, o MAPA informou que o sistema está fechado desde o dia 24 de agosto porque todo o dinheiro reservado ao programa já foi utilizado. “O Mapa está buscando suplementar o orçamento deste ano, para poder atender a demanda dos produtores para a safra de verão”, garante o ministério.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto