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Quatro dicas que todo empreendedor precisa saber antes de abrir um negócio

Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium, comenta sobre as principais estratégias para quem deseja ter a própria empresa e obter sucesso na carreira

Ter estabilidade financeira, conseguir aumentar os lucros e viver de forma estável é o desejo de muitas pessoas e, por isso, ter o próprio negócio virou uma das principais opções quando o assunto é ganhar mais dinheiro. Porém, para que um novo negócio deslanche, é necessário que, antes mesmo que ele seja aberto, exista um estudo e planejamento para evitar que alguns prejuízos e falências aconteçam. “Empreender não é uma tarefa fácil. É necessário ter um planejamento financeiro, um estudo, mapear o fluxo de caixa, enfim, é uma tarefa desgastante. Então, é necessário ter consciência disso e de todas as etapas que serão enfrentadas”, comenta Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em gestão e construção de marcas.

De acordo com o especialista, planejar não significa que as coisas sempre irão caminhar para uma mesma direção, mas, sim, direcionar cada profissional a uma rota mais assertiva para que consigam alcançar os seus objetivos. “Essa estratégia sempre vai estar sujeita a mudanças, novas ideias e novos caminhos a seguir. O planejamento serve para nortear as pessoas, principalmente quando se está iniciando algo. Dessa maneira, conseguimos consolidar um negócio e ajustar tudo a partir do objetivo de cada um”, explica.

Pensando, então, em ajudar todos que pensam em abrir uma empresa e desejam alcançar o sucesso financeiro, Igor separou algumas dicas essenciais para os futuros empreendedores. Confira, a seguir, quais são elas:

1. Estude o mercado

Essa etapa de pesquisa e análise é crucial para o sucesso do negócio, pois permite entender o perfil do público-alvo, as tendências do mercado, a concorrência e as oportunidades existentes. “Quando pensamos em um negócio próprio, precisamos imaginar: O que falta no mercado? O que consigo trazer de diferente e inovador? Qual será o meu diferencial? O que os concorrentes estão fazendo? Essas e outras questões irão ajudar a alinhar as expectativas, o produto ou serviço que será vendido e o posicionamento da marca no mercado”, ressalta Amieiro.

2. Invista em branding

Desenvolver ações alinhadas ao objetivo da marca é essencial para gerar valor a empresa, além de ajudar nas vendas. É preciso passar confiança ao cliente, fazendo cada um se sentir especial, antes mesmo da compra de um produto. Para Igor, é importante que, mesmo no início, o consumidor já se sinta conectado com a marca. “Muitas vezes, o simples se torna tão marcante quanto o mais caro e luxuoso. Podemos pensar em algo visual, que chame atenção, que faça conexão com o público ou algo olfativo, algo com cores, por exemplo. O mais importante nesse momento é sair um pouco da caixa, inovar no branding e trazer algo incrível e marcante para o cliente”, pontua.

3. Use o marketing para alavancar seu negócio

Alinhar as estratégias e desenvolver planos de negócios são a chave do sucesso de muitas empresas, se elaborados da maneira certa e com o intuito de prospectar clientes e lucrar ainda mais. “O marketing é estratégico e o que ajuda uma empresa a sair da zona de conforto. Ele é um grande motivador dentro da empresa e, por isso, é importante investir nisso para se destacar no mercado, vender mais e ir além do que a concorrência vai”, ressalta o fundador da Aquarium.

4. Pense como um empreendedor de sucesso

“No empreendedorismo, existem altos e baixos. Por isso, é preciso ter muita resiliência e constância para chegar a algum lugar”, ressalta Igor. Ter clareza sobre os propósitos, ser feliz com pequenas conquistas e trabalhar duro faz com que um empreendedor tenha sucesso. “Vão existir dias ruins, talvez meses ruins, mas é importante batalhar e dar sempre o melhor de si, sem desistir e sem abrir mão do negócio. Estar sempre atento e se policiar para os grandes desafios que irão surgir”, finaliza Amieiro.

Sobre a Aquarium

Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão: A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, Colégio Augusto Laranja, entre outros.


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