Logo
Imprimir esta página

Demanda por veículos elétricos seguirá forte, avalia economista da Coface

Simon Lacoume, economista do Grupo Coface, participou do webinar “Desafios e oportunidades globais para o setor Automotivo|Metalúrgico”

As vendas de veículos elétricos (EVs) devem manter uma evolução positiva em 2023, mesmo diante do cenário de inflação global e juros elevados, que desencorajam o consumo de bens mais caros pelas famílias. A avaliação é de Simon Lacoume, economista do Grupo Coface, que é especializado nos setores Agroalimentar e de Metais.

“Em 2023, a previsão é que a venda de carros elétricos, em todo o mundo, chegue a 14 milhões de unidades, o que representa um aumento de 35% no ano. No primeiro trimestre de 2023, mais de 2,3 milhões de veículos elétricos foram comercializados no planeta, índice 25% maior em relação ao primeiro trimestre de 2022. Como resultado, os EVs globais podem representar 18% das vendas totais em 2023. É algo muito positivo, se comparado com uma análise geral do setor automotivo”, disse Lacoume, durante o webinar “Desafios e oportunidades globais para o setor Automotivo|Metalúrgico”, realizado pela Coface.

O economista ressaltou que a China tem um papel importante na expansão do mercado de veículos elétricos. Com incentivos públicos, o país asiático respondeu por 59% das vendas globais de modelos eletrificados no primeiro trimestre de 2023. Além disso, veículos elétricos representaram cerca de 40% das exportações de automóveis da China.

“Há uma grande aceitação de veículos elétricos entre os chineses, com o governo apoiando o consumo. A China é hoje o maior mercado de carros elétricos, o que deve totalizar 40% das vendas globais até 2030. No entanto, o corte de subsídios na compra de EVs pode impactar negativamente as vendas em 2023”, afirmou.

Lacoume disse ainda que o aumento na demanda por veículos elétricos está impulsionando a procura por baterias e minerais críticos relacionados ao segmento. Em 2022, cerca de 60% da demanda por lítio, 30% de cobalto e 10% de níquel foram para uso em baterias de veículos elétricos.

Segundo o economista da Coface, a cadeia de valor se mantém concentrada. Em 2021, a China refinou 60% da produção de lítio do mundo, representando 77% da capacidade global de produção de células de bateria. O país asiático é ainda o responsável por 60% da fabricação mundial de componentes de bateria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto