Logo
Imprimir esta página

Tendências que se destacaram como pilares de sucesso dentro da estratégia de comunicação

Tendências que se destacaram como pilares de sucesso dentro da estratégia de comunicação

Investimento em comunicação assume protagonismo e torna-se cada vez mais prioritário para o sucesso dos negócios das empresas

Escrito por Patrícia Barbosa

Não é segredo que o trabalho de relações com a mídia está em constante evolução, contribuindo significativamente para a construção da reputação e para a estratégia de marketing e negócios, indo muito além de pautas na imprensa realizadas por jornalistas e desenvolvedores de conteúdo. No entanto, essa percepção de valor está ficando cada vez mais clara para as empresas. De acordo com a última pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o investimento em comunicação corporativa aumentou em 2022, representando uma movimentação de R$ 30,2 bilhões no setor. Além disso, segundo relatório do CMO Survey 2022, as empresas têm investido 11,7% de seus orçamentos totais em comunicação.

Se nos últimos três anos o cenário pandêmico demandou uma série de transformações nas estratégias de comunicação das empresas, agora o momento é de entender e consolidar o que deu certo neste período para então planejar os próximos passos. Nesse sentido, algumas táticas e tendências foram protagonistas e destacaram-se como pilares de sucesso dentro da estratégia de comunicação.

Personalização da comunicação

A chave de um bom planejamento de conteúdo é considerar a estratégia de negócios e as mensagens que as empresas desejam disseminar para seu público, bem como as necessidades do mercado. Ao planejar conteúdos personalizados, capazes de impactar e responder as dores das personas ou público-alvo em seus diferentes graus de maturidade, é possível estabelecer um diálogo mais próximo e assertivo com cada um dos stakeholders.

Inteligência de dados

Não podemos esquecer que estamos na era dos dados. A tecnologia proporcionou o desenvolvimento de uma infinidade de ferramentas capazes de extrair insights valiosos para enriquecer a estratégia de comunicação das empresas. No entanto, mais do que ter acesso a esses dados, é essencial saber analisá-los para um uso eficiente, garantindo a criação de jornadas mais autênticas e customizadas para o público desejado.

SEO e Link Building

Manter-se relevante no ambiente digital é desafiador para empresas de qualquer segmento ou porte. Por isso, estar antenado às melhores práticas de SEO e Link Building pode ser um grande diferencial, assegurando que seus conteúdos estejam sempre bem posicionados nos resultados do Google e de outros buscadores.

Além disso, referenciar as páginas do site da sua empresa em veículos de imprensa por meio de backlinks, gera credibilidade, potencializa o tráfego ao site e contribui para o aumento da autoridade de domínio da página desejada. Portanto, uma boa estratégia de relações com a mídia não pode deixar de contemplar a elaboração de conteúdos otimizados com técnicas de SEO e a inserção de backlinks estratégicos para o seu negócio.

Inbound PR

O consumo de notícias tem mudado radicalmente nos últimos anos. E para acompanhar essas transformações comportamentais, o trabalho de relações com a mídia também precisou evoluir. Neste cenário, o conceito de Inbound PR surgiu para revolucionar o que até hoje era conhecido como “assessoria de imprensa”.

Ao incorporar técnicas de Inbound Marketing ao universo da comunicação corporativa, o Inbound PR tornou-se uma iniciativa crucial para potencializar a visibilidade das empresas no ambiente digital, valorizando a reputação por meio de notícias publicadas em veículos de grande credibilidade, que mantêm as informações mais essenciais das marcas indexadas na web.

Compreender a relevância desses conceitos e como eles podem fortalecer e solidificar a estratégia de comunicação da sua empresa, possibilita um planejamento muito mais assertivo e aderente ao público que deseja atingir. E não se esqueça de que se manter antenado é se manter competitivo!

Patrícia Barbosa é Diretora de Operações da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto