Jornada de trabalho em home office: como controlar o ponto do colaborador?
Aplicativos para dispositivos móveis e reconhecimento facial são algumas das opções
O trabalho remoto veio para ficar. O modelo, que ganhou destaque durante a pandemia do novo coronavírus, continua em alta no Brasil e no mundo. De acordo com o estudo “Modelos de Trabalho Pós-Pandemia”, da PwC com a PageGroup Brasil, 58% dos entrevistados com cargos de liderança preferem regimes de home office integral ou híbrido. As motivações para escolha são muitas, como rendimento do colaborador, economicidade e otimização de tempo e recursos. Pensando nisso, empresas buscam aprimorar cada vez mais suas soluções para atender esse novo modelo de jornada, com inovações 100% digitais que favoreçam a gestão de pessoas fora do ambiente físico de trabalho.
Uma das principais preocupações dos empregadores ao implantar o regime de trabalho home office é em relação ao registro e controle de ponto dos colaboradores. A boa notícia é que o mercado já dispõe de várias soluções para as empresas que desejam controlar a jornada de trabalho de seus funcionários que estão em trabalho remoto, porém, é importante se atentar à legislação e às recomendações do Ministério do Trabalho.
“Antes da pandemia, o percentual de empresas que investiam nesse modelo no Brasil era mínimo. Havia muito receio em relação à legislação e, principalmente, na certificação do cumprimento da jornada. Agora já é possível fazer essa gestão de forma integrada e tão boa, ou ainda melhor, do que a feita nos espaços físicos”, explica Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções de ponto, acesso e presença. Ristow destaca que ao adotar soluções de ponto digital, a empresa deve se certificar de que o sistema está adequado às leis e normativas vigentes. “Temos uma legislação trabalhista séria e rígida no Brasil, por isso, tem que haver cuidado, esse sistema deve se encaixar perfeitamente às regras no Ministério do Trabalho, além de estar conectado aos sistemas obrigatórios, como o e-social”.
De acordo com o especialista, um dos recursos mais usados ultimamente são os aplicativos de controle de ponto, que podem ser instalados no celular do próprio colaborador. Outro recurso utilizado para registro e controle de ponto em home office é o reconhecimento facial. Alguns softwares permitem ao colaborador registrar seu ponto através do escaneamento do rosto, dando mais agilidade e segurança à operação. Esses aplicativos permitem utilizar ainda um sistema de geolocalização e cerca eletrônica, para validar o perímetro e garantir que o colaborador está acessando o aplicativo da localização informada previamente. “Essa é uma das funcionalidades que mais usamos hoje em dia dado o seu alto nível de segurança. É um sistema que não permite fraudes, além de otimizar o tempo do colaborador”, destaca.
Como escolher a melhor solução?
Na hora da escolha, é importante que o gestor opte pela solução que melhor se adapte às necessidades e tamanho da empresa. Por exemplo, para negócios que possuem atividades descentralizadas das quais seus colaboradores estão em constantes viagens e visitas externas, os aplicativos individuais e com geolocalização são os mais indicados.
Além disso, é indispensável que a escolha do gestor preze pela transparência com seus funcionários em relação ao controle de ponto, garantindo que as soluções adotadas respeitem a privacidade e os direitos trabalhistas da equipe.
Simpax - A Simpax é uma empresa focada em oferecer soluções inteligentes para gestão de ponto, acesso e presença. Com mais de 10 anos de mercado, a empresa atua em diversos segmentos, como empresarial, industrial, administração pública, educacional, alimentício, entre outros. Atualmente, tem em seu portfólio mais de 15 produtos que visam proporcionar aos seus parceiros uma gestão mais eficiente e sustentável.
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