Assistentes virtuais saem do marketing e chegam ao RH
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ana Ferreira
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Empresas apostam na tecnologia para melhorar processos e engajamento dos funcionários
aProvavelmente nos últimos tempos você conversou algumas vezes com assistentes virtuais, seja para adquirir algum produto ou serviço, seja para receber algum atendimento daquela marca que você é uma pessoa consumidora.
Nada disso é novidade. É de conhecimento comum que essas ferramentas são programadas para responder perguntas frequentes, fornecer recomendações de produtos, ajudar na navegação de sites, oferecer suporte pós-venda e coletar informações de clientes.
A tecnologia traz benefícios como a redução no tempo de espera e aumento da satisfação do consumidor, além de permitir a coleta precisa de informações valiosas sobre os usuários, que podem posteriormente ser usadas para melhorar a estratégia de marketing e venda da empresa.
As assistentes virtuais estão cada vez mais populares à medida que as marcas reconhecem que precisam melhorar a experiência do cliente ao mesmo tempo que aumenta a eficiência dos processos.
Seguindo essa mesma lógica, o mercado corporativo está investindo em assistentes virtuais para melhorar a experiência daqueles que são os bens mais valiosos de sua empresa, as pessoas.
E agora, cada vez mais, essas ferramentas chegam ao RH, em um movimento crescente de organizações preocupadas com a qualidade de vida e satisfação dos colaboradores. "Dentro da área de Recursos Humanos, as assistentes virtuais corporativas são capazes de automatizar tarefas rotineiras, melhorar a comunicação com os funcionários e agilizar os processos de recrutamento e seleção", comenta Hugo Soares, CEO e cofundador da Eva People, plataforma no-code para o time de People digitalizar e automatizar as jornadas de seus colaboradores.
Uma assistente virtual de RH pode ser integrada à plataformas corporativas já existentes dentro da empresa, como softwares de gestão de talentos, e-mails e chatbots de bate-papo para fornecer suporte 24 horas por dia para funcionários e candidatos a empregos, sanando dúvidas frequentes sobre benefícios, férias, salários, entre outros assuntos, além de coletar feedbacks da experiência dos colaboradores na empresa, principalmente para aqueles que estão no modelo híbrido e remoto.
Exemplos de tarefas que uma assistente virtual de RH pode realizar incluem:
- Guiar novos colaboradores em uma jornada de onboarding
- Fornecer informações sobre a empresa e sua cultura, benefícios e oportunidades de carreira;
- Comunicação interna;
- Treinamentos corporativos auxiliados por assistente virtual;
- Monitorar a satisfação do funcionário e coletar feedback sobre o ambiente de trabalho;
- Auxiliar na gestão do desempenho, fornecendo lembretes de avaliações e feedbacks.
"As assistentes virtuais de RH podem ajudar a melhorar a eficiência e a experiência do funcionário, liberando o tempo dos profissionais de RH para se concentrar em tarefas mais estratégicas, assim como é feito no marketing. No entanto, é importante lembrar que os assistentes virtuais de RH não substituem completamente os recursos humanos tradicionais e que os profissionais de RH ainda são fundamentais para tomar decisões importantes e fornecer um suporte personalizado aos funcionários e candidatos ", esclarece Soares.
Sobre a Eva People
A Eva People é uma HR Tech, fundada em 2020, que tem o objetivo de permitir que colaboradores tenham . Reúne uma base de dezenas de clientes corporativos de médio e grande porte espalhados pelo Brasil e América Latina.
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