Logo
Imprimir esta página

Reformulando o chão de fábrica: como utilizar o ERP adequadamente?

Celso Monteiro, Diretor de Implantação da Nomus Celso Monteiro, Diretor de Implantação da Nomus

O uso estratégico do ERP otimiza o dia a dia das fábricas, fortalecendo o controle e fornecendo uma visão privilegiada aos gestores

Por Celso Monteiro*

Em um mercado cada vez mais competitivo, aprimorar as frentes de planejamento, controle e produção se tornou uma necessidade para as fábricas que desejam se destacar e otimizar os resultados. E, para isso, o uso de um ERP especializado para a indústria pode ser um grande diferencial, oferecendo funcionalidades específicas para o setor, como processos do PCP, rastreabilidade de matérias-primas, gestão de estoque e programação da produção, entre outras. Além de permitir um controle favorecido e uma visão mais ampla do negócio, um ERP bem implementado e aderente às rotinas da indústria é capaz de potencializar os resultados obtidos no chão de fábrica.

A busca pela eficiência operacional é uma constante e o chão de fábrica é o coração pulsante da empresa. É na produção, principalmente, que está a complexidade de se gerenciar uma fábrica. Para alcançar a excelência no processo de transformação, é fundamental contar com ferramentas que permitam uma visão clara e estratégica do negócio. Nesse contexto, um ERP especializado no setor surge como uma solução indispensável para a gestão do chão de fábrica, capaz de otimizar processos, reduzir custos, realizar projeções e aumentar a produtividade. No entanto, é preciso utilizá-lo adequadamente para obter o máximo de benefícios.

Potencializando a eficiência operacional nas fábricas

O ERP é uma ferramenta poderosa para gerenciar processos empresariais, e isso inclui o chão de fábrica. Para utilizar um ERP que vá favorecer os resultados da fábrica, é preciso que essa ferramenta integre os setores da empresa, como vendas, compras, estoque e produção. Com este sistema, é possível gerenciar a produção de forma mais eficiente, com a definição de fluxos de trabalho, cronogramas e alocação de recursos. Além disso, o ERP também pode ser utilizado para monitorar o desempenho da produção em tempo real, possibilitando a identificação ou antecipação de problemas e a implementação de soluções imediatas com base em dados.

Ao utilizar o ERP de forma adequada no chão de fábrica, conseguimos impulsionar os resultados obtidos pela empresa aprimorando os processos operacionais. A automatização das rotinas de fabricação, integração entre os setores, geração de relatórios e atualização rápida de informações possibilitam um aumento substancial da produtividade, além de mitigar possíveis problemas na produção.

Outro ponto que não pode ser esquecido é a possibilidade de análise de dados em tempo real, geração de relatórios e projeções, o que possibilita a identificação ou antecipação de gargalos na produção e a implementação de melhorias para aumentar a eficiência e a produtividade dentro dos objetivos da empresa. O resultado é uma redução dos prazos de entrega e aumento da satisfação dos clientes, o que possibilita um aumento da demanda e, consequentemente, na melhoria dos resultados financeiros da empresa.

O ERP como aliado valioso dos gestores no PCP

O ERP especializado na indústria é como uma lupa que permite ao gestor enxergar com mais clareza os processos operacionais e gerenciais da fábrica. Com ele, é possível ter uma visão holística e detalhada de toda a cadeia produtiva, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Dessa forma, o gestor pode acompanhar e controlar todas as etapas do processo, desde o empenho dos insumos até o controle de qualidade, passando pelos apontamentos das ordens de produção, o MRP II e a programação fina.

Com essa visão ampliada, o gestor pode tomar decisões mais estratégicas e assertivas, tendo em mãos informações precisas sobre o desempenho de cada setor da fábrica e atuando de forma ágil em cima de gargalos ou oportunidades de melhoria. Além disso, o ERP especializado na indústria permite a geração de relatórios personalizados, que fornecem dados precisos e relevantes para a tomada de decisão. Diante dessas vantagens, o gestor tem um controle maior sobre seu chão de fábrica.

Para concluir o artigo, ressalto que a utilização adequada destes sistemas no PCP é fundamental para aprimorar os processos operacionais, atender exigências de órgãos reguladores, aumentar a eficiência e a produtividade da empresa, bem como fortalecer a visão do gestor sobre a cadeia produtiva como um todo.

Com uma implementação bem-sucedida e o uso rotineiro adequado, o ERP especializado pode fortalecer significativamente a posição competitiva de uma indústria no mercado.

*Celso Monteiro é Diretor de Implantação da Nomus, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para excelência na gestão de indústrias. Engenheiro de Produção pelo CEFET- Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. 

Sobre a Nomus 

No mercado desde 2005, a Nomus desenvolve sistemas de gestão ERP e PCP especialistas no segmento industrial. A empresa se destaca no mercado por ter sido fundada por engenheiros de produção, que projetaram os sistemas para utilizar conceitos avançados de Engenharia de Produção e tecnologia web afim de levar a excelência na gestão para as fábricas brasileiras. Sediada no Rio de Janeiro, a Nomus possui atuação em todo território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto