5 tendências para navegar no mercado de tecnologia nos próximos meses
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Larissa Santos Silva
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Entenda de que forma as soluções tecnológicas têm impulsionado a competitividade das organizações
*por Fábio Lucinari, CEO da Nublify.
A tecnologia não para de evoluir. Com ela ganhamos otimização no dia a dia da vida, do trabalho e dos relacionamentos, das ações mais simples às mais complexas. Mas esse cenário de constante transformação é um permanente desafio para os líderes de negócio, de tecnologia e de segurança da informação. E, para não perder oportunidades de aprimoramento de seus métodos e processos de trabalho e iniciativas, esses profissionais precisam se manter atualizados das tendências em soluções tecnológicas.
A consultoria Gartner costuma ser uma eficiente e confiável bússola nesse sentido. Pensando em 2023, recentemente, seus especialistas apresentaram um mapeamento das principais tendências em tecnologia para o ano, entre as quais eu destaco cinco:
1. Gestão de segurança, risco e confiança de IA (AI TRISM)
É, na prática, uma iniciativa proativa de garantir, por meio de métodos e processos, que a Inteligência Artificial opera de maneira eficiente e ética. Algo que, com o uso, tende a agregar cada vez mais confiabilidade à solução.
2. Plataformas do setor na nuvem
É na plataforma do setor na nuvem que infraestruturas e ferramentas se reúnem como serviço. Tudo para que a organização ganhe em segurança, escalabilidade e disponibilidade. Para o Gartner, as empresas irão adotar esse recurso para acelerar mais de 50% das iniciativas de negócios essenciais até 2027.
3. Engenharia de plataformas
O conceito une tecnologias, funcionalidades e processos em um mesmo ambiente virtual, agregando rapidez e eficiência à ação de desenvolvedores e cientistas de dados. Em alguns casos, otimiza tempo até mesmo dos usuários finais das ferramentas em questão. É, sem dúvida, uma excelente via para organizações que precisam inovar a todo momento.
4. Inteligência Artificial adaptativa
Como o próprio termo sugere, trata-se de uma tecnologia capaz de executar uma ação com a eficiência igual ou superior à humana mesmo diante de situações novas ou cenários que não estavam previstos inicialmente pelo seu desenvolvedor. Na prática, é uma evolução da inteligência artificial padrão.
5. Metaverso
Ambiente digital em que se consegue unir atividades do ambiente físico ao virtual, aprimorando e potencializando as atividades de uma pessoa ou de uma organização. A Lojas Renner, por exemplo, desenvolveu uma loja virtual da marca no universo do Fortnite em parceria com a eBrainz, consultoria especializada no universo de games. De acordo com o levantamento da consultoria Accenture, que ouviu 9 mil pessoas sobre o tema, o metaverso pode movimentar em torno de US$ 1 trilhão até 2025.
A fim de adquirir um patamar competitivo, a empresa precisa oferecer produto e/ou serviço de qualidade que sejam úteis para o seu público-alvo. Isso demanda uma equipe capacitada, motivada, engajada e satisfeita com as condições de trabalho. Se a tecnologia estiver por trás de todo esse processo, o céu será o limite do negócio. Pode apostar.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>