Como as empresas podem proteger seus dados na era do ChatGPT?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Mário Pereira
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Na semana passada, notáveis do setor de tecnologia assinaram um manifesto solicitando um “tempo” nas pesquisas de IA superiores ao CHATGPT-4, ferramenta que, como toda tecnologia revolucionária, traz inúmeros benefícios acompanhados de diversos riscos.
“Embora o ChatGPT proporcione muitos ganhos para as empresas, ele coloca em cheque questões urgentes de segurança. Um dos riscos críticos associados a essa tecnologia é o poder que ela dá aos criminosos cibernéticos sem experiência em codificação de criar e implantar um software mal-intencionado. Com o ChatGPT, qualquer pessoa com más intenções pode desenvolver e liberar rapidamente malware capazes de causar profundos estragos nas organizações”, comenta Caio Sposito, country manager Brasil da Arcserve.
A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, conta com políticas rígidas e medidas técnicas para proteger os dados e a privacidade dos usuários. Porém, a ferramenta extrai dados da Web, o que representa sempre riscos à segurança. Por exemplo: a extração de dados pode resultar na exposição aos concorrentes de informações confidenciais, como segredos comerciais e dados financeiros.
Outro fato é que o ChatGPT aumenta a exposição aos hackers. Muitas mensagens voltadas para roubo de senhas e outras ações criminosas são facilmente reconhecidas pela gramática incorreta. O Mashable testou a capacidade do ChatGPT solicitando que ele editasse um e-mail fraudulento. A ferramenta não só melhorou e refinou rapidamente a linguagem, mas também deu um passo adiante e chantageou o destinatário hipotético, mesmo sem ser solicitado a fazê-lo.......
“Face a tantas ameaças é fundamental entender o quão vulnerável estamos. Testes regulares podem ajudar a proteger os dados simulando um ataque real aos sistemas, redes ou aplicativos da empresa, identificando vulnerabilidades de segurança que podem ser exploradas por agentes mal-intencionados”, aconselha Caio Sposito, recomendando que as empresas ampliem suas estratégias de resiliência de dados e contem com um plano sólido de proteção de dados capaz de restaurar as operações normais da maneira mais rápida e eficiente possível no caso de uma violação.
“Outra arma poderosa de defesa é a adoção do armazenamento de dados imutável, garantindo que mesmo no caso de os invasores obterem acesso total à rede, eles não poderão excluir as cópias imutáveis dos dados ou alterar o estado desses dados. Ao priorizar a segurança, as empresas podem usufruir dos muitos benefícios presentes no ChatGPT ao mesmo tempo em que se protegem contra aqueles que usam a ferramenta para fins criminosos”, resume Caio Sposito.
Sobre a Arcserve – A Arcserve, um dos 5 principais fornecedores globais de proteção de dados e provedor de plataforma unificada de resiliência de dados, oferece o mais amplo conjunto das melhores soluções da categoria para gerenciar, proteger e recuperar todas as cargas de trabalho de dados, de pequenas e médias empresas a grandes corporações, independentemente da localização ou complexidade. As soluções da Arcserve eliminam a complexidade ao mesmo tempo em que oferecem a melhor proteção e segurança, com ótimo custo-benefício, agilidade e ampla escalabilidade para todos os ambientes de dados. Isso inclui infraestruturas locais, externas (incluindo DRaaS, BaaS e Cloud-to-Cloud), hiperconvergentes e de borda. As quase três décadas de premiadas tecnologias da empresa, aliadas ao foco contínuo em inovação, significa que parceiros e clientes, incluindo MSPs, VARs, LARs e usuários finais, têm a garantia do caminho mais rápido para cargas de trabalho e infraestruturas de dados da próxima geração. Uma empresa 100% canal, a Arcserve está presente em mais de 150 países, com 19.000 canais parceiros auxiliando a proteger ativos de dados críticos de 235.000 clientes. Explore mais em arcserve.com e siga @Arcserve no Twitter.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>