Troca de modelo tradicional pelo digital reduz custos e cresce vendas em corretora
A pandemia mudou a forma como muitos negócios são feitos. Para o mercado de seguros, que sempre primou pela venda de porta em porta, não foi diferente. Porém, algumas corretoras tiveram mais dificuldades e demoraram um pouco mais para aderir ao novo modelo digital. Este foi o caso da Lemonblue, especializada em Planos, Seguros Saúde e Odontológicos. “Nossos corretores, que em sua maioria atuavam a muito tempo neste mercado da maneira tradicional, sofriam com a falta de expertise na divulgação e vendas via internet. O período da pandemia foi penoso e dificultoso para a corretora, sofremos muito com o cancelamento de grandes contratos e o atraso nos pagamentos de apólices antigas e que nunca atrasavam, sem falar nas migrações em massa de planos mais caros para os mais baratos gerando com isso a redução drástica de carteira”, destacou o Responsável Técnico e Consultor Comercial da corretora, Luciano Brandão.
A empresa levou um ano para entender o contexto e entrar totalmente no mundo digital, já com a consciência que este é um caminho sem volta. “Iniciamos os testes e preparativos para esta adequação que ocorreu em definitivo no dia 02 de janeiro de 2023. A mudança que sentimos nestes três meses foi muito grande, a redução do custo que tínhamos com estrutura física e a relação custo x benefício que a venda online proporciona é imensa, passamos a não ter mais fronteiras, seja para venda direta ou recrutamento de profissionais especializados e simpatizantes as vendas via internet”, salientou.
Segundo ele, o mundo digital trouxe um crescimento diário que não havia sido experimentado em anos de prospecção e comercialização física. A corretora elevou seu patamar com estas mudanças e conseguiu hoje estender sua configuração comercial para todas as regiões do país em apenas três meses, o que projetava anteriormente conseguir da maneira física em 15 anos. “Antes fazíamos reuniões e treinamentos presenciais semanais, com coffee break e todo aparato que as mesmas possuíam, hoje nos reunimos e treinamos online, sem o atendimento físico. Recebíamos representantes de operadoras e seguradoras semanalmente, hoje, marcamos conversas e bate papos totalmente online, por mais que queiram marcar ou trazer brindes, nos policiamos quanto a isso e buscamos ser fiéis a nova modalidade adotada”, ressaltou Brandão.
Para os corretores, a mudança também foi significativa. Embora alguns clientes ainda façam questão da presença física, a corretora demonstra através de um bom desconto na taxa de adesão de um plano de saúde, por exemplo, que todos economizam neste tipo de comércio uma vez que não temos mais gastos como combustível, deslocamento, água, cafezinho e outros, isso de ambas as partes. “aqueles que demorarem a se adaptar a estas mudanças perderão mercado aos poucos. Quando falo em adaptação, não necessariamente o Corretor de Seguros tem de ser um expert em redes sociais ou informática, mas deve ter uma noção. Cito a própria Lemonblue Corretora como exemplo, onde sua proprietária tem 72 anos, não é especialista em venda online, mas, aceitou o desafio e delegou funções a quem lhe é de confiança”, concluiu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>