Logo
Imprimir esta página

Demanda por seguros de autos no Brasil cresce 9,4% no mês de fevereiro

pixabay pixabay

Ajustado pela menor quantidade de dias úteis no período analisado INDS firma tendência de alta

No mês de fevereiro, a demanda por seguros de automóveis registrou crescimento de 9,4% na comparação mensal. O resultado do mês foi ajustado proporcionalmente à quantidade de dias úteis do mês. Sem a alteração, o indicador recuou 15,56% na comparação com janeiro. “Além de fevereiro já ser um mês menor, este ano tivemos o feriado de carnaval o que provoca uma distorção dos dados”, explica Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, empresa responsável pelo Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). O indicador mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.

Em termos anualizados, o INDS apresentou aumento de 16,33%. “Vale lembrar que o feriado de carnaval caiu no meio do mês, entre os dias 20 e 21, enquanto no ano passado, foi entre 28 e 01 de março, afetando apenas um dia de fevereiro”, observa Gusson.

Todos os Estados analisados separadamente pelo índice apresentaram crescimento anual. O ranking de altas ficou assim: Rio Grande do Sul (8%), Paraná (6,76%), Minas Gerais (5,63%), São Paulo (4,65%) e Rio de Janeiro (3,37%). Em relação ao mês de janeiro, todos os estados recuaram por conta da redução de dias úteis. As maiores quedas foram registradas no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que apresentaram retração acima de 20%. Em São Paulo e Paraná, a retração da demanda ficou acima de 14% e em Minas Gerais a queda foi de 11,76%.

Criado em fevereiro do ano passado, o índice é baseado em volume de cotações e veio da demanda do setor em ter um indicador confiável que demonstrasse qual o apetite do brasileiro em assegurar o seu veículo. “O INDS dá um direcionamento do momento do mercado, o que impacta na estratégia das seguradoras, pois mensura todas as consultas de cotações feitas na nossa plataforma. É preciso ponderar que nem todas as propostas são efetivadas, pois a aceitação da apólice depende de n variáveis de risco que vão impactar no seu valor.”, ressalta Gusson.

Ele acredita que a demanda deve crescer este ano, mas de forma moderada, pois ainda há o comprometimento da renda dos brasileiros e a venda de novos veículos é impactada pela elevada taxa de juros, que aumenta o custo dos financiamentos.

Sobre o INDS

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto