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SMS: A reinvenção do “rei” do mobile marketing

Patrick Marquart, diretor de Vendas Corporativas da Upstream Patrick Marquart, diretor de Vendas Corporativas da Upstream

Por Patrick Marquart, diretor de Vendas Corporativas da Upstream, especialista global em tecnologia de mobile marketing

Quando alguém ouve a palavra SMS, pode pensar nela como uma velha ferramenta de comunicação, substituída, ao longo dos anos, por aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Messenger. No entanto, isso não é verdade. Apesar de ter sido concebido em 1984, tendo o primeiro SMS sido enviado em 1992, o Serviço de Mensagens Curtas está em ascensão. Vejamos alguns exemplos que comprovam isso:

- Quando você está em uma reunião e alguém insiste em ligar para o seu celular, qual é a maneira mais rápida de avisar que você ligará de volta mais tarde? Enviando um SMS.
- Se você não tem acesso à internet e precisa enviar uma mensagem urgente para alguém, como faz? Por SMS.
- Então, se perguntarmos qual é um dos melhores canais para se comunicar com seus clientes, para minimizar as taxas de abandono de carrinho e oferecer promoções sob medida, qual é a primeira coisa que vem à mente? O SMS, claro!

Ao longo dos anos, este canal ganhou enorme força e, juntamente com o MMS (Multimedia Message System) — envio de fotos, áudio clips e vídeos — e o RCS (Rich Communications Service) — envio de carrosséis, mapas e tantos outros recursos — ganhou seu lugar certo em qualquer estratégia de marketing digital.

Segundo o estudo “Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil”, realizado no segundo semestre de 2022, as compras feitas pelo celular aumentaram 82% em comparação com os primeiros seis meses do ano. Inclusive, 81% dos respondentes afirmaram preferir utilizar o smartphone do que o computador para realizar aquisições, enquanto 91% dos entrevistados apresentam um alto grau de satisfação em relação ao comércio móvel.

Com isso em mente, apostar nas ferramentas de comunicação existentes no celular é seguro para os varejistas que quiserem alavancar suas vendas. Esses canais podem ser utilizados para enviar promoções, lembretes de compras deixadas no carrinho do usuário ou até mensagens personalizadas com o objetivo de chamar a atenção do cliente.

Devido à sua simplicidade e alcance, as mensagens de texto estão tendo um retorno notável e podem ser facilmente incorporadas ao mix de mobile marketing de uma marca. Considerando que o SMS tem uma taxa de abertura de 98% e taxa de resposta de 45%, contra 20% e 45%, respectivamente, do e-mail, de acordo com o estudo do Gartner - The Future of Sales Follow-Ups: Text Messages. O SMS vai permanecer e só ficará mais forte.

Como a mensagem de texto não precisa de conexão com a internet, possui altas taxas de entrega em relação a outros canais, como o e-mail. Além disso, o SMS não corre o risco de cair na caixa de spam. Sua utilização é econômica, pois não exige um alto investimento, e pode ser utilizada com diferentes plataformas de mobile marketing, assim as mensagens podem ser enviadas automaticamente e para um maior número de clientes.

SMS não é apenas altamente relevante, mas é o “rei” das campanhas de mobile marketing.


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