Logo
Imprimir esta página

7 ações práticas para ganhar mais eficiência nas áreas de comunicação e marketing

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

*Por Luciana Nogueira

Apresentar avanços no posicionamento da marca, conquistar mais exposição e visibilidade no mercado, fortalecer a cultura organizacional e, ainda, manter uma reputação inabalável do negócio, são desafios diários dos gestores e times de comunicação e marketing nas empresas. Entretanto, há formas de fazer “a roda girar” bem engrenada, apresentando eficiência e performance.

A primeira ação é definir os objetivos, deixando-os claros e mensuráveis. Para isso, é preciso estabelecer metas específicas e tangíveis para sua equipe, e certificar-se de que todos os membros compreendam as expectativas, tendo visibilidade do progresso. Use métricas para avaliar o desempenho e medir o sucesso.

Outro ponto importante é explorar ferramentas de gerenciamento e automação. Para isso, recomenda-se utilizar a tecnologia para simplificar tarefas rotineiras e reduzir o tempo gasto em atividades manuais e repetitivas. Isso permitirá que sua equipe foque em atividades mais estratégicas e criativas.

Ainda dentre as ações necessárias para entregar eficiência nas áreas de comunicação e marketing, está o encorajamento à colaboração e trocas constantes entre diferentes equipes. Estimule a comunicação aberta e transparente entre todos. Isso ajudará a garantir melhor alinhamento com as metas e estratégia-macro do negócio.

Mais uma ação fundamental neste contexto é manter-se atualizado sobre boas práticas e tendências. Para tal, é preciso acompanhar as mudanças no mercado de atuação e sobre o que há de interessante em outras áreas também. Manter a equipe atualizada sobre as melhores práticas e mudanças no setor pode contribuir na geração de mais resultado, e permitirá que todos possam estar um passo à frente e oportunizem espaços de destaque.

Considere, também, o estímulo à criatividade e à interação por meio de brainstormings, workshops, rodas de conversa e até bate-papos informais. Tudo em prol da geração de novas ideias.

Priorizar a experiência do cliente é mais um caminho para chegar à eficiência aqui em discussão. Diante disso, a padronização do “tom de voz”, mensagens entre os canais, identidade visual e ações de ativação de marca precisam ser consistentes também “dentro de casa”. Isso porque a percepção do cliente em relação à marca é uma entrega coletiva, não apenas das áreas de comunicação e marketing. Todos os profissionais precisam saber “de cor” como proporcionar a melhor experiência, sendo multiplicadores da essência e valores da empresa.

Por último, não menos importante, mantenha o monitoramento e compartilhamento de resultados bem afinado com diferentes áreas. Assim, as ações estarão mais bem direcionadas e a eficiência com mais chances de ser conquistada.

Seja qual for o tamanho da sua equipe, escopo de trabalho, volume de demandas e variedade de clientes atendidos, internos ou externos, saiba que é possível garantir o equilíbrio quando há organização e comprometimento. Então, mãos na massa!

*Head de Marketing e Comunicação Corporativa na One7


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto