Negócios e base de dados: é preciso harmonia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Engenharia de Comunicação
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Por Luís Maurício Gardolinski, diretor da Startrade TI para Logística e associado da Assespro-PR/Acate
Um único código de barras pode identificar corretamente produto, marca, fabricante, preço, estilo, cor e tamanho. Uma loja que vende produtos no e-commerce pode chegar a ter cinco mil SKUs (em português, Unidade de Manutenção de Estoque, termo que designa os diferentes itens do estoque), enquanto gigantes do varejo, milhões. Em geral é o fornecedor do item que cria este cadastro ao longo da cadeia logística.
Porém, algumas vezes é mais conveniente para o comerciante criar sua própria base. Isto porque comandá-la permite que o gestor edite e compile o cadastro, ajustando os dados às necessidades da empresa. É fato: o que pode ser importante para um varejista, pode não ser para outro.
Para a maioria dos SKUs, as informações, como peso e medidas, auxiliam no planejamento da armazenagem, no desenvolvimento da embalagem e na expedição. Mas, estas informações estão sujeitas aos erros humanos de cadastro, seja na captura das medidas, na digitação ou até na entrada destes dados.
Neste sentido, o mercado já dispõe de soluções para a criação ou a atualização de cadastros volumétricos de forma automatizada, mecanismo que contribui para menos erro e aumenta a produtividade. Existem tecnologias que permitem medir – por laser, câmeras, ultrassom ou com fita métrica ótica – e pesar cargas em movimento ou cargas paradas. Cada solução oferece vantagens e desvantagens: para escolher a ideal é necessário avaliar o escopo de SKUs, identificar a velocidade de medição e a precisão desejadas.
Definido o tipo de equipamento e tecnologia, o próximo passo é iniciar a integração dos dados angariados pelo equipamento com os sistemas legados da empresa, tais como ERP, WMS, TMS e outros. Isso permite que se obtenha o máximo de velocidade no processo com o mínimo de erros, eliminando ou minimizando ao máximo a interface manual do processo de cubagem.
Automatizar o processo com tecnologias de TI (tecnologia da informação) é fundamental para garantir a qualidade da informação e a velocidade necessárias que o comércio exige. A atualização é o caminho para a competitividade e a permanência no mercado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>