Logo
Imprimir esta página

Data driven: a tecnologia que mais cresce no marketing

O data driven é uma das principais áreas no marketing - (Créditos: Pexels) O data driven é uma das principais áreas no marketing - (Créditos: Pexels)

Segundo especialista da Mark Up, a gestão de dados é essencial para a criação de soluções mais personalizadas e assertivas

Segundo um levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), 800 mil novas oportunidades de emprego em tecnologia surgirão até 2025. Muitas dessas vagas serão abertas no setor de marketing, que vem se atualizando cada vez mais com soluções de automação e de inteligência. Uma das mais conhecidas é o uso otimizado de dados, que deu origem ao chamado Marketing Data Driven.

O termo se refere à aquisição de informações coletadas por meio de interações com o público. A extração desses insights estratégicos permite à empresa conhecer melhor e mais profundamente quem é o seu cliente e as suas reais necessidades, uma vez que seus hábitos de consumo e comportamentais, preferências e motivações são interpretadas. Dessa maneira, a companhia consegue traçar perfis completos e compreender tendências.

De acordo com Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, uma das principais referências em live marketing no país, uma vez que os dados são obtidos de forma organizada e interpretativa, há como tomar decisões totalmente orientadas por eles. “Hoje, os consumidores estão mais exigentes no que diz respeito à praticidade e à conveniência por conta da transformação digital, demandando um atendimento rápido e adequado às suas expectativas. A cultura data driven atinge essa questão ao gerar a possibilidade de criarmos soluções mais personalizadas e assertivas”, explica.

A executiva também destaca que, mais do que se diferenciar dos concorrentes, a aderência do marketing à tecnologia é uma necessidade básica e natural. “Antes, as soluções publicitárias estavam muito longe de serem integradas, mas eram soluções, seja com cópias de notas fiscais, birôs de processamentos manuais e artesanais e planilhas. Ou seja, sempre foram dados, portanto qualificar, mensurar, automatizar, analisar e mapear pesquisas da maneira que podemos fazer atualmente é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada”, afirma.

Data driven e consultoria

Unindo estratégias data driven de uma consultoria a execuções assertivas e disruptivas de uma agência, a Mark Up desenvolveu seu novo posicionamento de negócio, a Construtoria Estratégica. A metodologia visa entender profundamente os clientes através de um olhar apurado para os dados. Com isso, a marca atua como uma consultoria para seus clientes, ao mesmo tempo em que constrói com eles as soluções, tornando-se responsável pelas implementações.

Um dos projetos da empresa que se utiliza da cultura de dados a partir desse modelo de atuação é o Vendavall, uma plataforma para criação e personalização de ações de incentivo e relacionamento. Pensada para campanhas modulares e automatizadas, o produto traz cockpits ideais para permitir aos gestores acompanhamento do desempenho de suas equipes por meio de relatórios e dashboards, além da segmentação de informações por perfis, gamificação, dentre outros.

Para Torres, soluções de incentivo bem-sucedidas são boas provas de que não basta ter uma ideia encantadora ou disruptiva, mas sim investir na gestão dos dados para saber como colocar em prática todos os esforços criativos. “Para gerar preferência pela sua marca, é necessário que a ação da empresa seja relevante e consiga fazer com que os participantes enxerguem claramente os benefícios de priorizar seus produtos ou serviços. Isso acontece quando ela conquista o ‘share of heart’ das pessoas, estabelecendo uma conexão emocional com elas, capazes de se sobreporem às meras características técnicas daquilo que se tem a oferecer”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto