Logo
Imprimir esta página

Autorregulamentação: qual autorreguladora devo participar?

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Já inicio assim:

- Atualmente, não tenho uma posição formada sobre o assunto! Porém, posso mudar de pensamento e me posicionar a qualquer instante!

No Brasil temos duas pretendentes; talvez três ou quatro, como intenções de se constituir. Uma já funciona como tal, outra está correndo atrás de sua identidade oficial e as demais...

Posso afirmar que entendo o que isso significa e quais são as consequências para o futuro da corretagem. Primeiro, a que é oficial tem por base a conotação representativa dos corretores, que está à frente das demais há anos. A que vem atrás, prospecta apenas com o sentido das necessidades da profissão, por mala direta nos e-mails ou por contatos diretos e pessoais; e vou exemplificar aqui um e-mail recebido com a genética da segunda pretendente ao engajamento profissional:

"• Você já prospectou um cliente, teve o risco negado mas viu o negócio ser desviado para outra pessoa com acesso privilegiado dentro da companhia?

  • Você já perdeu o credenciamento de uma companhia por não atingir a meta de produção por ela estabelecida?
  • Você já teve que extornar [". "] comissão porque o segurado ou a companhia decidiu encerrar o contrato do seguro?
  • Você cansou de ter que entregar a sua produção em plataformas, ao invés de descarregar diretamente nas companhias?
  • Você cansou de ser representado por instituições que usam o nome do corretor em benefício próprio e que pouco fazem para defender o profissional?
  • Você entende que o corretor isolado não tem força para confrontar-se com o poder econômico e político instituído no país?"

Diante disso, minha opinião é que a primeira, que é oficial, tem mais corpo efetivo e estrutura, como também uma boa razão pela existência, mas que vacila em vários detalhes e sentidos, que lhe fogem ao pensamento de interesse do corretor.

As duas e as demais que surgirem querem a mesma coisa: Poder de Ética, Poder temporal, Poder financeiro, Poder Político e Poder de Controle. Todas têm a sua base de formação municiada e identitárias, para não sucumbirem à inexistência. Porém, todas pecam demasiadamente na coerência. Uma é por demais suscetível ao silêncio das necessidades dos corretores e a outra é por demais radical. Ambas não entendem o termo "uma conversa salutar de interesse coletivo".

A primeira vem com tanta fome ao pote, que se esquece da caminhada que deve vir antes, da construção da identidade, de ouvir as vozes que dissoam para o bem coletivo; isto é: lhe falta a identidade com o pretendente. A segunda, porém, trabalha com tanto interesse na oficialização, com tanta inteligência empresarial, que coloca o interesse do corretor como primeiro, mas acreditar que isso seja uma verdade absoluta não é fácil.

Porém, sou absolutamente contra qualquer tipo de radicalização de opinião e não seria justo de minha parte entender que as duas não fariam bem em certos momentos, aplicando o conceito do pluralismo de ideias.

Desse modo, tenho certeza que continuarei a escrever sobre este assunto no futuro, depois de conhecer mais sobre a problemática envolvida. Finalmente, acredito que essa é uma posição que deve ser bem estudada por cada um de nós. Eu, particularmente, diante de meus próprios interesses, vou ter que me posicionar em algum momento, mas não é agora, ainda. Repito, porque , como idealista, primeiro eu tenho que ouvir e entender todas as frentes.

Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto