Logo
Imprimir esta página

Programação: um caminho para a mobilidade social e como sobreviver aos layoffs

Rodrigo Stevaux - Crédito Leo Pinheiro Rodrigo Stevaux - Crédito Leo Pinheiro

*Rodrigo Stevaux

O mercado de desenvolvimento de software tem se mostrado uma ferramenta importante de mobilidade social, com bons salários e a possibilidade de trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo. Além disso, o acesso a cursos online torna mais fácil para as pessoas ingressarem na profissão.

No entanto, a natureza fluida do mercado de trabalho de desenvolvimento de software pode torná-lo tanto seguro quanto estressante. A possibilidade de mudar rapidamente de emprego pode ser uma vantagem, mas as grandes demissões podem ser um risco para a estabilidade dos profissionais. Além de que a pressão por prazos apertados e a intensidade mental do trabalho podem ser muito estressantes.

Embora as grandes startups nacionais tenham sido historicamente diversas e inclusivas, a atual escassez de financiamento pode fazer com que as empresas despriorizem a diversidade na contratação. Isso é preocupante, considerando que o mercado ainda é predominantemente masculino e branco.

Contudo, a profissão de desenvolvimento de software continua sendo muito atrativa, especialmente com a abertura do mercado internacional na pandemia. Os salários em dólares podem ser bastante atrativos para aqueles com inglês fluente, e há uma variedade de domínios interessantes disponíveis no mercado internacional, como sistemas de gestão, plataformas B2C, compiladores de linguagens de programação, sistemas de bancos de dados, jogos, hardware, robótica, realidade virtual e outras áreas.

Apesar do mercado de trabalho estar passando por mudanças, existem dicas que podem ajudar os profissionais de desenvolvimento de software a se manterem empregados e atualizados. Manter um bom network, pesquisar empresas desejáveis, atualizar habilidades e manter um portfólio atualizado são algumas das sugestões que podem ajudar a conseguir uma recolocação mais rapidamente. Ainda mais que com a crescente importância de modelos de linguagem natural, a capacidade de especificar e revisar código pode ser tão valiosa quanto a habilidade de codificar.

Em resumo, o mercado de desenvolvimento de software é uma profissão importante e atrativa, mas os profissionais devem estar preparados para enfrentar a dinâmica do mercado de trabalho e manter-se atualizados em relação às tendências e habilidades demandadas. A diversidade e a inclusão devem continuar sendo prioridades para garantir que o mercado reflita a sociedade como um todo e o tema deve voltar a acelerar conforme o funding retorne ao mercado.

Sobre o Rodrigo Stevaux

Rodrigo Stevaux é fundador e diretor de tecnologia da Distu, empresa especializada em tecnologia para gestão societária e acumula mais de dez anos de experiência nos segmentos de tecnologia e negócios. No mercado de venture capital, esteve à frente do desenvolvimento do sistema de gestão e equity da gestora Monashees, considerada pelo mercado um dos principais fundos de investimentos de venture capital do país. Com a experiência adquirida, ao lado do também fundador Gustavo Fujimoto, deu início a Distu, que nasce com o propósito de apoiar empreendedores e negócios na estruturação do capital social da empresa e sua gestão societária no longo prazo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto