Empresas que investem em diversidade crescem mais, apontam estudos
Segundo Kaká Rodrigues, co-founder da Div.A, diversidade e a inclusão são necessidades reais e urgentes para as organizações
Tornou-se mais frequente a exposição de outdoors, cartazes, vídeo e outras peças publicitárias exaltando a diversidade e saindo de um padrão que há muito vinha sendo replicado pelas empresas. No entanto, a implantação de um ambiente mais inclusivo ainda é um desafio entre muitas organizações. Diferente de uma simples tendência comercial, a diversidade reflete em números e em crescimento, quando internalizada pela empresa, por meio de uma mudança em sua cultura organizacional.
É o que constatam diversas pesquisas sobre o tema, entre elas, um estudo realizado pela Harvard Business Review, que apontou um maior desenvolvimento de organizações que adotaram a diversidade e a inclusão em seu dia a dia como uma cultura. “Quando uma empresa valoriza a diversidade, ela vai aumentar o engajamento de seus colaboradores e melhorar o clima organizacional”, explica Kaká Rodrigues, co-founder da consultoria Div.A Diversidade Agora e especialista em diversidade e inclusão.
Outra pesquisa que reforça esses dados foi realizada pela McKinsey & Company, constatando que as empresas que exercem a diversidade étnica e de gênero em suas equipes tendem a ter 29% mais probabilidade de superar os seus pares em lucratividade em relação às demais não adeptas a essa cultura.
Kaká Rodrigues ressalta que a diversidade é uma necessidade real e urgente para organizações que buscam relevância no mercado, uma vez que favorece a promoção de um ambiente inclusivo e inovador, no qual as pessoas se sentem mais respeitadas e valorizadas. “É fundamental compreender que uma equipe com diferentes perfis de colaboradores fica mais rica em talentos e é capaz de contribuir melhor para os resultados da organização e a sustentabilidade dos negócios”, conclui a especialista.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>