Logo
Imprimir esta página

NRF 2023: está na hora do Varejo voltar às suas origens

Lucio Leite_Teltec Solutions Sala da Noticia Lucio Leite_Teltec Solutions Sala da Noticia

*Lucio Leite

Quando comparecemos a um grande evento de tecnologia, a expectativa de todos é geralmente a mesma: conferir as grandes inovações do setor e como elas guiarão o futuro dos negócios. Muitas vezes, ouvimos previsões mirabolantes, em outras algumas expectativas catastróficas. No entanto, quem foi à NRF deste ano, a maior feira de varejo do mundo, testemunhou um discurso muito mais realista e “pé no chão” do que uma agenda futurística das edições anteriores. É como se o setor estivesse voltando às suas origens, o chamado “Back to the Basics”;

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que foram, sim, destacadas diversas novidades tecnológicas ao longo da sua programação: Inteligência Artificial, ESG, cibersegurança, customização, entre tantas outras. A diferença é que a maioria das tais soluções está mais próximas de todos, e não apenas das grandes corporações. O motivo para isso é o contexto em que o mundo está inserido hoje.

Pandemia, guerras, desastres naturais, escassez de componentes eletrônicos e diversos outros elementos direcionam o mercado para tempos desafiadores. Estejamos diante de uma recessão econômica global ou mesmo de um crescimento tímido, o fato é que o momento pede cautela. Isso não significa corte de investimentos, mas aproveitar melhor o que temos “dentro de casa” para extrair suas vantagens ao máximo, fazer mais com menos.

Durante a pandemia, por exemplo, muitas empresas ficaram no “meio do caminho” porque estavam atrasadas em seus processos de transformação digital. Muitas descobriram que não tinham nem controle do próprio estoque, enquanto outras não estavam preparadas para atender bem em mais de um canal. É isso que me refiro quando falo em “voltar às origens”.

A tecnologia, claro, ocupa um processo fundamental nesse processo, não somente como uma forma de nos lançarmos no futuro, mas de estruturarmos melhor as nossas bases, a nossa infraestrutura, para, então, nos movermos com mais segurança e assertividade rumo aos próximos anos. Isso significa explorar melhor as nossas ferramentas de Inteligência Artificial, as nossas bases de dados, para tomarmos decisões mais precisas, por exemplo.

Desde que o cliente passou a estar no centro da estratégia das empresas, a tecnologia, mais uma vez, ocupa um papel essencial. É ela a responsável por viabilizar e atender à expectativa do consumidor. No entanto, é importante reforçar que de nada adianta aplicar soluções mirabolantes de última geração se não souber fazer o básico bem-feito. Isso quer dizer que as empresas têm muito o que melhorar ainda em termos de omnicanalidade, atendimento, segurança com os dados, entre outros pontos, antes de oferecer uma experiência que não consegue entregar.

Portanto, antes de adaptar a sua loja ao metaverso, oferecer uma expectativa de hipercustomização que não consegue atender ou entregar um produto em minutos por drones ou carros automáticos, volte às origens, veja em quais pontos pode melhorar ou no que está bom o suficiente para avançar. Se estiver com dúvida sobre o atual nível de maturidade do seu negócio, converse com um profissional especializado. Ele certamente definirá uma jornada junto de você e te orientará em relação aos próximos passos.

É preciso levar a tecnologia para o centro da estratégia, bem ao lado do cliente, caso contrário, tsunamis sempre estarão no radar. Fica para uma reflexão e um próximo tema: em uma economia digital e um mundo conectado, será que toda empresa de varejo não deveria ser uma empresa de tecnologia, feita de pessoas e que vende alguma coisa?

*Lucio Leite é diretor de Transformação Digital e líder para Negócios de Varejo da Teltec, diretor institucional da IBEVAR e Diretor de Tecnologia da ABCOMM

Sobre a Teltec Solutions

Empresa de capital 100% nacional com atuação nos principais mercados do País, a Teltec Solutions oferece consultoria, serviços e soluções de redes de dados e voz, virtualização, colaboração, produtividade, Cloud Computing, armazenamento e segurança, dentre outros. Com mais 30 anos de atuação, mais de 800 clientes corporativos e com escritórios nas cidades de São Paulo, Brasília, Florianópolis, Cuiabá, Curitiba, Recife e Belo Horizonte, a empresa mantém parcerias estratégicas com grandes players mundiais do mercado de tecnologia da informação, entre os quais Cisco Systems, Microsoft, AWS, Citrix, NetApp, Palo Alto, Tenable, F5, Fortinet e Logitech. Este amplo portfólio permite à Teltec selecionar e propor soluções para os mais diferentes cenários, encontrando sempre a melhor relação de custo x benefício, considerando as necessidades dos clientes e características de alta disponibilidade, robustez, segurança, qualidade de serviço, escalabilidade e gerenciamento. Por isso, a Teltec Solutions vem com uma nova missão: proporcionar o melhor da tecnologia para transformar o negócio dos nossos clientes, diante dos desafios da digitalização da economia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto