Logo
Imprimir esta página

Diferenças de preços dos seguros entre congêneres são significativas

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Todos sabem que os seguros aumentaram muito de 2020 para cá. Também não é novidade que boa parte das seguradoras tiveram muito prejuízo em diversas carteiras. Conseguintemente, os acionistas tiveram que bancar a onda negativa em suas contas.

Tudo isso aconteceu em curto espaço de tempo, mas as diversas situações incentivaram o aumento geral de preços: aumento do número de sinistros e aumento dos custos de reparação de danos, aumento do risco de roubo ou furto de veículos, aumento dos custos dos prestadores em geral, aumento dos riscos relacionados a eventos climáticos extremos, mortes por Covid-19 e aumento dos custos dos cuidados médicos.

Tudo isso, coerentemente, deveria ser transferido para o consumidor, pois o seguro é a prática do mutualismo entre as pessoas em busca de proteção patrimonial ou de outras modalidades. E é justamente isso que ocorre, expondo de maneira simples, todos os clientes pagam a conta.

Em busca de competitividade, nada mais justo que as seguradoras controlarem os fluxos de saída de dinheiro, a fim de que o consumidor tenha uma taxação cada vez menor sobre o que deseja segurar.

A verdade é que as congêneres em si, usam métodos científicos de previsão, tentando acertar seus prognósticos, mas situações como as que aconteceram por ocasião da pandemia nunca foram incorporadas nesta previsibilidade.

E isso, somado a outros fatores, gerou o que hoje estamos vivenciando: aumento exagerado nos preços dos seguros, muita concorrência e competitividade, com preços dissonantes entre os seguradores.

Infelizmente, aqui começa o problema o problema citado no título deste texto. Como corretor há quase 30 anos, nesta questão de massificação e no varejo, não vi tamanha disparidade de preços concorrenciais. DE verdade, ou é oito ou 800. Brincadeiras a parte, no mesmo veículo e nas mesmas condições, praticamente, na maioria dos casos de novos seguros e renovações, especialmente no produto automóvel, em uma companhia está R$ 2.500,00 e em outras R$ 15.000,00.

Os corretores de seguros, na intermediação, pois ele não é ponta, mas meio de se vender seguros, tendem a ver seus clientes saírem de seus escritórios; no mínimo acirrou a concorrência entre pares. As seguradoras, idem!

Não posso dizer que o mercado segurador não está promissor para todos os players envolvidos. O ajuste até beneficiou em parte os próprios indivíduos deste mercado, mas não sem um estresse exagerado.

Enfim, grandes companhias seguradoras estão vendo seus clientes migrarem para a concorrência e isso dá um sinal de alerta.

Armando Luis Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto