Contato Seguro apresenta soluções para facilitar o processo de adequação das empresas à Lei 14.457/22
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Raíssa Vaz
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A nova Lei institui o Programa Emprega + Mulheres, e dá destaque a direitos de trabalho a famílias, e prevenção e combate ao assédio sexual, por meio de Campanhas de Comunicação e da implementação do Canal de Denúncias
Publicada em 21 de setembro de 2022, a nova Lei vem alterar a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), e traz diversos pontos positivos para garantia de direitos aos colaboradores, além de fortalecer o senso ético nas organizações e ambientes de trabalho.
Entre as ações inovadoras, ressaltam-se:
Flexibilização das jornadas de trabalho para mães e pais;
Incentivo à capacitação e ascensão profissional de mulheres;
Apoio para retorno ao trabalho após término de licença maternidade;
Criação do selo “Emprega + Mulher” para reconhecimento de boas práticas nas empresas;
Obrigatoriedade do Canal de Denúncias e Campanhas de Comunicação em empresas com CIPA.
A Lei tem objetivo e foco especial para mulheres, e cria, portanto, oportunidades e incentivo para a entrada e permanência de mulheres no mundo do trabalho, provendo amparo para gestantes, mães e pais de filhos com até 6 anos, e focando na prevenção e combate ao assédio sexual.
Canal de Denúncias e Campanhas de Comunicação: por que sua empresa precisa disso?
Já se sabe que são as mulheres as maiores vítimas de assédio sexual no contexto brasileiro.
Em pesquisa realizada pela Aberje, 72% das participantes afirmaram já ter sofrido assédio no ambiente de trabalho, e 77% afirmaram já ter presenciado a vitimização de colegas dentro de empresas.
Por isso, a nova Lei obriga, além da incorporação do Canal de Denúncias, uma rotina de treinamentos e de Campanhas de Comunicação a serem desenvolvidas pelas empresas, a cada 12 meses, no mínimo.
"O objetivo é sensibilizar colaboradores quanto à gravidade da questão, e capacitá-los a inibir esses comportamentos, principalmente por via do próprio Canal", afirma Diego Galvão, Sócio e Diretor no Grupo Compliance Total, Contato Seguro e Compliance Station.
Dessa forma, todas as pessoas que compartilham o ambiente de trabalho terão consciência sobre os prejuízos que essas condutas trazem à saúde mental dos colegas e ao clima organizacional.
Não bastando apenas a presença do Canal de Denúncias, as Campanhas de Comunicação fornecem ao colaborador informações sobre como proceder no caso de sofrer ou testemunhar uma situação de violência e que conduta deverá seguir dentro da organização.
Quais empresas precisam se adequar?
Todas as empresas obrigadas por lei a implementarem e manter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA).
Estando sujeitos a sanções e multas, em caso de descumprimento, as empresas têm até o dia 21 de março de 2023 para implementar as mudanças exigidas pelo novo regulamento.
As empresas que querem manter sua presença e fortalecer sua reputação no mercado de trabalho serão fortemente beneficiadas pela implementação do Canal de Denúncias, pontua Diego Galvão, Sócio e Diretor no Grupo Compliance Total, Contato Seguro e Compliance Station.
Sobre a Contato Seguro
Criada em 2008 e sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Contato Seguro é uma empresa pioneira no oferecimento de uma solução terceirizada de Canal de Denúncias, que une tecnologia de ponta, gestão otimizada e suporte completo em todo processo de implementação e comunicação sobre a plataforma.
O Canal está presente, hoje, em mais de 1.500 empresas de 37 países diferentes e atende em 12 idiomas.
Sobre o Sócio-diretor da Contato Seguro, Diego Galvão
É advogado, formado pela PUC-RS, pós-graduado em Direito Processual Civil e sócio-diretor da Contato Seguro.
É também sócio do escritório Galvão & Petter Advogados, da consultoria Compliance Total e da plataforma digital Compliance Station, voltada à implementação e gestão de sistemas de Compliance.
Diego atua há mais de 18 anos na área de consultoria empresarial.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>