Entre os idosos que permanecem no mercado de trabalho, 72% não possuem formalização
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por SEADE-IMPRENSA
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Houve ampliação de 727 mil pessoas na força de trabalho
No Estado de São Paulo, entre 2012 e 2022, a permanência no mercado de trabalho nas faixas etárias mais elevadas ocorre como ocupados (96%), sendo reduzida a parcela em desocupação. Diferentemente do que se observa para o total geral dos ocupados, em que 67% estão em empregos formais, a formalidade alcança 28% das pessoas de 60 anos e mais, enquanto 72% não possuem formalização do vínculo, de acordo com estudo da Fundação Seade com base na Pnad, do IBGE.
Com o envelhecimento da população, o contingente de pessoas de 60 anos e mais na força de trabalho (ocupadas ou desocupadas) aumentou significativamente. Entre 2012 e 2022, estima-se ampliação de 727 mil pessoas. Destacam-se os acréscimos acima da média das pessoas negras (6% a.a.) e das mulheres (5% a.a.). A permanência dessas pessoas no mercado de trabalho é explicada pela necessidade de gerar renda para suas famílias.
Grau de instrução
A escolaridade das pessoas de 60 anos e mais na força de trabalho evoluiu significativamente entre 2012 e 2022, principalmente pela redução de 17 p.p. da parcela que não concluiu o ensino fundamental. Em 2022, no entanto, 38% delas ainda tinham o fundamental incompleto, sendo esta proporção mais elevada para negros (56%) e homens (40%) e menor para mulheres (36%) e não negros (30%). Estes dois últimos grupos têm maior proporção de pessoas com ensino superior completo: 27% e 33%, respectivamente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>