Logo
Imprimir esta página

A carga tributária e o compliance das empresas

Foto Dr. Alexandre Bastos Freire Foto Dr. Alexandre Bastos Freire

Fomos surpreendidos com o incidente contábil da Americanas, uma das maiores empresas de varejo do Brasil. As cifras que indicam suposta fraude nos balanços empresariais da gigante chegam a 40 bilhões, um valor maior que o patrimônio da companhia. Diante dos fatos, fica a pergunta: qual o possível motivo da crise “repentina” de uma empresa que, até então, não demonstrava passar por um momento delicado?

Aqui, não quero cravar o que aconteceu, mas levantar hipóteses que demonstram como a atividade empresarial no Brasil pode ser tanto quanto peculiar. Em princípio, ao analisar o setor no qual esse tipo de empresa está inserida, traçamos alguns caminhos: uma margem de lucro baixa, sobretudo numa atividade cuja concorrência é voraz. O setor varejista, apesar de levantar bilhões em vendas e movimentar o dinheiro de todas as classes sociais, não possui grandes margens de lucros. Para completar, a concorrência das que prometem preço justo e entrega rápida fazem com que o meio do varejo passe por um momento ainda mais delicado.

Não bastasse a disputa entre as concorrentes brasileiras, esse tipo de empresa enfrenta, além do modelo bem-sucedido das gigantes internacionais, entraves tributários que fazem com que a competitividade entre o nacional e internacional seja quase desleal.

A carga tributária brasileira sufoca as empresas nacionais, enquanto a concorrência americana e asiática cresce exponencialmente, seja por um bom planejamento fiscal, seja pelo compliance realizado ou ainda, por melhores preços na mão de obra e consequentemente na importação, aliado a isso a fiscalização e controle nacional, por vezes, não consegue regular as vendas online, pareadas com a legislação precária e desproporcional do Brasil. Fato é que, desde o início da pandemia, o processo de consolidação das vendas pela internet cresceu de forma consistente e fez com que os players brasileiros acelerassem seus processos de venda on-line. Mas isso não pareceu, até ontem, afetar a gigante vermelha. Muito pelo contrário.

Passados os fatos mercadológicos do setor de varejo, da tributação e legislação que regulamentam os players no Brasil e os fatores midiáticos que circundam o assunto, faz-se necessário lembrar também de questões como a idoneidade e a auditoria.

Na última sexta-feira (13), o Juiz da quarta vara empresarial do Rio de Janeiro concedeu liminar para suspender todo e qualquer pedido de bloqueio, penhora ou sequestro de bens da empresa, assim como adia a obrigação da Americanas de pagar suas dívidas até que o provável pedido de Recuperação Judicial seja feito à justiça.

A CVM entrou com processos para investigar a empresa, que, segundo normas da própria Bolsa de Valores, é auditada pela PWC, uma big four mundial, por isso, deveria garantir um processo transparente frente ao mercado e seus acionistas. Se houve fraude ou não, ainda não se pode cravar. Mas podemos sim, refletir, em que medida as empresas as quais confiamos e investimos nosso patrimônio estão, de fato, agindo de forma transparente. A reflexão que fica é a de que até mesmo a ciência exata, os cálculos, podem ser questionados num momento como este.

Alexandre Freire, advogado tributarista empresarial e sócio do escritório Bastos Freire Advogados


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto