Empresas apostam na gamificação para engajar colaboradores em 2023
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ana Borges
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Tendência de recomendação de conteúdo através de IA para qualificar equipes ganha força em empresas dos mais variados setores, como Natura, Allianz Partners e Plamev Pet
A Inteligência Artificial (IA) tem ganhado cada vez mais espaço como ferramenta para ajudar os colaboradores a melhorarem suas performances durante o treinamento. Um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), que compõe o relatório Future of Jobs, mostrou que apesar de empregadores demonstrarem a intenção de oferecer requalificação e atualização para 70% de seus funcionários, apenas 42% dos empregados estão dispostos a receber esta oportunidade de atualização profissional. Neste contexto, cresce a expectativa de que, a partir de 2023, setores ainda pouco familiarizados com essas tecnologias emergentes, como a própria IA, apostem na recomendação automática de conteúdo e gamificação.
Utilizando como base os dados do trabalho produzido pelo FEM, o fundador da Beedoo, plataforma de comunicação e capacitação para equipes operacionais, Álvaro Manzione acrescenta que, em média, as empresas estimam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de uma nova requalificação a cada seis meses. Além disso, 94% dos líderes empresariais esperam que seus funcionários adquiram novas habilidades no trabalho o quanto antes. “Suprir uma demanda com este volume e nesta velocidade é uma tarefa praticamente impossível de ser executada pelos métodos tradicionais de treinamento. Por isso, as empresas estão buscando a cada dia novas tecnologias e metodologias de ensino profissional”, diz.
Ainda segundo ele, o uso da inteligência artificial para recomendação automática de conteúdo ganha relevância porque ela automatiza a avaliação e, na medida em que identifica o ponto no qual o trabalhador precisa aumentar o conhecimento e melhorar a eficiência, o próprio sistema se encarrega de enviar conteúdos personalizados.
Entre as empresas que adotaram a tecnologia, destaca-se a Plamev Pet, rede de soluções em serviços e saúde para animais domésticos, implantasse um modelo de gamificação com o objetivo de melhorar o desempenho de seus colaboradores no próximo ano, com base em recompensas. O modelo implantado pela Beedoo tem como base uma plataforma de perguntas e respostas chamada Conecta Pet. Ela possui conteúdos exclusivos para cada setor da empresa, assim como interações para o público interno geral. A solução integra os mais de 100 funcionários da Plamev Pet, que já têm acesso à tecnologia.
Por meio da interação com o conteúdo, formado por um feed de notícias e informes, treinamentos e testes, o colaborador ganha moedas virtuais, "PetCash", com poder de compra na loja da plataforma. Dessa forma, quanto mais pontos guardados, melhores são os prêmios, que podem ir de uma caixa de chocolate, que custa 250 petcash, a produtos de maior valor como headphone, air fryer, mochilas e ingressos para cinema. É possível, inclusive, adquirir um final de semana em hotel com tudo incluso, presente que custa 2500 petcash.
Segundo Pedro Svacina, CEO da Plamev Pet, o grande desafio das organizações é manter o time engajado no propósito da empresa, o que está diretamente conectado com o desempenho interno como um todo. "Esta geração, cada vez mais conectada, exige abordagens interativas e modernas, por isso a escolha da gamificação", afirma.
Fasterlearning
O sistema de treinamento do Beedoo tem como base um modelo de ensino chamado “Fastlearning”, composto por quatro pilares: conteúdos atrativos usando micro aprendizado, gamificação para recompensa de esforço, aprendizagem coletiva (colaborativa) e distribuição fluída de conteúdo personalizado. O método chamou a atenção de gigantes como a Natura que, desde 2018, utiliza a plataforma da Beedoo em seu projeto Natura Expo Aprender, focado em treinamentos mais assertivos e dinâmicos.
"Com essas quatro técnicas combinadas, as empresas conseguem aumentar o alcance dos conteúdos, a absorção e o entendimento. Por esta razão, os gestores, as áreas de treinamento e os profissionais envolvidos em capacitação para equipes de atendimento a clientes estão mudando definitivamente a forma de produção e distribuição de conteúdo nas operações", afirma Manzione, que também é o idealizador das metodologias utilizadas pelo Beedoo.
A gamificação (ou gamification, em inglês) é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Ela se baseia no game thinking, conceito que abrange a integração da gamificação com outros saberes do meio corporativo e do design.
Em outro setor distinto, o de seguros, há dois anos a Allianz Partners, líder global em assistência 24 horas e seguro-viagem, capacita seus prestadores de serviço com as ferramentas da Beedoo. A ideia inicial era estimular o envolvimento dos usuários. Entre as prioridades definidas, estavam o acesso via smartphone ou desktop, a busca de informações por digitação ou voz e o fornecimento de cursos on-line rápidos. No período, já foram mais de 450 horas de treinamento na plataforma que, além dos cursos de capacitação de parceiros e colaboradores, oferece benefícios como otimização da comunicação e interatividade entre equipes e gestores.
“O resultado da capacitação aos colaboradores reflete diretamente na qualidade dos atendimentos que realizamos. Atualmente, a nota dos analistas na pesquisa de satisfação está excelente, acima de 9.0”, afirma Leonardo Gava, Diretor de Operações da Allianz Partners Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>