Logo
Imprimir esta página

Regimes especiais terão nova regulamentação

A Susep vai editar novas regras para os regimes especiais de Direção Fiscal, Intervenção e Liquidação Extrajudicial e Ordinária aplicáveis às seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar e resseguradores locais. Segundo a autarquia, o texto da minuta que está em consulta pública confere “maior celeridade à condução do regime especial”. Nessa linha, entendeu-se ser possível estabelecer “alçada para autorização de venda de bens usuais das supervisionadas”.

Será dada “certa autonomia” ao Interventor para optar, justificadamente, entre a venda direta ou a realização de oferta pública, direcionando sua decisão sempre para a opção que resultar em maior benefício para a supervisionada.

Além disso, para estabelecer um balizamento mínimo para a gestão dos ativos das supervisionadas no curso desse regime, o normativo estabelece orientações para aplicação de suas disponibilidades financeiras.

Nesse contexto, será vedado o trânsito de valores por contas de titularidade do Liquidante ou de terceiros, ainda que com objetivo de evitar constrições patrimoniais decorrentes de bloqueios judiciais.

O texto deixa expresso ainda que a decretação da Liquidação Extrajudicial faz cessar as operações da supervisionada.

Haverá ainda o “Cadastro Único de Interventores e Liquidantes”, com o registro das pessoas naturais e jurídicas que manifestarem interesse no exercício do encargo de Interventor ou de Liquidante Extrajudicial no âmbito do mercado supervisionado. Esse cadastro ficará sob a responsabilidade da Área Técnica de Supervisão de Regimes Especiais.

Será disponibilizado um formulário destinado à inscrição de interessados no Cadastro Único de Interventores e Liquidantes. Os solicitantes deverão informar seus dados e indicar a área geográfica de atuação pretendida.

O registro da inscrição não implica certificação da idoneidade ou do atendimento aos requisitos por parte do inscrito, nem presume o direito de designação para o exercício do encargo.

Caso o pedido de inscrição não seja acolhido, o interessado poderá efetuar novo pedido comprovando haver sanado o motivo do não acolhimento.

Em relação à remuneração devida aos titulares e assistentes dos regimes especiais, a futura norma fixa critério para pagamento da parcela variável remuneração do Liquidante e do Assistente. Mas, tal pagamento fica condicionado ao encerramento do regime e aprovação das contas pela Susep.

A minuta estabelece, ainda, que a remuneração total a ser paga a esses agentes será limitada a 5% do ativo total da supervisionada.

Na hipótese de o Interventor ou o Liquidante Extrajudicial ser pessoa jurídica, não será permitida a nomeação de Assistente. Segundo a Susep, essa medida se justifica pelo fato de “a pessoa jurídica contar com estrutura própria que seja suficiente para a condução do regime especial por meio de seus colaboradores e demais recursos.

No que se refere ao Plano de Ações na Direção Fiscal ou de Recuperação na Intervenção, o texto propõe uma alteração na regra vigente, que prevê que as projeções econômico-financeiras devem demonstrar a reversão de, no mínimo, 50% das anormalidades existentes na metade do prazo do Plano de Ações.

De acordo com a proposta, a partir da publicação da vigência da nova circular, as projeções econômico-financeiras do plano deverão demonstrar a reversão da totalidade das anormalidades até o final do programa.

Já no que se refere ao Plano de Ações na Liquidação Extrajudicial, o texto disciplina as etapas do regime que deverão compor o Plano, de forma a nortear o trabalho do liquidante e facilitar o controle por parte da Susep.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto