Business Agility é estratégico para a transformação de empresas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Josi Quevedo
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Serviço é novo braço da suíte GW Strategy Value da Gateware e vem promovendo mudanças em companhias como a Taurus
A transição empresarial de processos taxados como “antigos” para novos é uma carência do mercado brasileiro. Prova disso é a necessidade que o país tem ainda em avançar posições na exploração da capacidade tecnológica nos negócios, como aponta o Anuário de Competitividade Digital 2022 do IMD, recentemente divulgado, em que o país caiu da 51ª para a 52ª colocação.
Por outro lado, muitas companhias estão buscando preencher o gap da transformação de seus negócios investindo em serviços inovadores. Uma dessas empresas é a maior companhia de produção de armas leves do mundo – a Taurus, que tem plantas de suas fábricas no Brasil, Estados Unidos e até na Índia.
A novidade do serviço de Business Agility é ofertada pela Gateware, na sua suíte de GW Value Strategy, e vem conquistando empresas sedentas por transformação sem solavancos. Líderes de mercado como Spotify, Amazon, Google e Microsoft são consideradas vanguardistas na implementação da metodologia Business Agility. Mas você sabe o que significa esse serviço?
O Business Agility foca na habilidade de criar e responder a mudanças de forma a manter a lucratividade em um ambiente turbulento de negócios, sempre com o cliente no centro.
“O Business Agility tem foco no crescimento da organização como um todo, do porteiro à presidência,entregando o que realmente importa para o cliente, correspondendo às situações, percepções e expectativas dele. Por isso, o Business Agility está em alta diante de tantos desafios de atualização”, explica o agile coach da Gateware Diego Teodoro.
Experimentação, coragem, empatia e resposta rápida as mudanças são atributos que embasam as práticas durante todo o desenvolvimento do trabalho junto ao atendimento.
“Entendemos desde o início o que o cliente quer e suas reais necessidades através de um assessment, onde buscamos trabalhar em uma pequena parte e já validá-la em curtos ciclos de tempo. É dessa forma que o conceito evolui em um sistema de entregas e ajustes focados em constantes melhorias do trabalho, coletando feedbacks, para que no final esteja o mais próximo do idealizado pelo cliente.”, destaca.
Esse atendimento especializado e acompanhado do processo todo reduz em até 50% do time to market (tempo gasto no processo de desenvolvimento de um produto, da concepção até a disponibilidade ao cliente); diminui os custos operacionais, até 50% menos defeitos e problemas; aumenta a produtividade em até 35%; e apresenta crescimento de até 40% da felicidade e motivação dos colaboradores. “Esses indicadores, segundo a Scaled Agile, é que promovem efetivamente a transformação na empresa”, aponta Diego.
Foi pensando em apoiar o cliente na jornada de transformação que a Gateware resolveu criar o serviço, apresentando as seguintes opções de atendimento: times ágeis para trabalhos pontuais; e treinamento da empresa inteira para uma transformação de ponta a ponta.
“E cada empresa e área têm as suas peculiaridades, não existindo uma receita pronta e única para a implementação do serviço, por isso medimos e ajustamos em pequenos ciclos. Não é preditivo, é empírico”, diz.
Metodologia na Taurus começou com o reconhecimento da mudança
A Taurus é uma das empresas no Brasil que visa implementar a metodologia ágil desde que decidiu optar por novos rumos após uma reestruturação econômica. A área de tecnologia aproveitou o momento e evoluiu junto.
A proposta de um modelo de trabalho ágil partiu com o intuito de reconhecer como era a entrega dos serviços e o aumento da satisfação dos colaboradores. A empresa busca introduzir o Business Agility mostrando como os benefícios ao comparar como era antes e depois. “Conseguimos uma boa abertura com a Taurus para melhor entendimento da estrutura atual e assim focar em uma estrutura de serviços focado no alvo do que o cliente precisa”, conta Diego.
A mudança começou de forma personalizada, inicialmente impactando 19 pessoas de diferentes aptidões que participaram do treinamento com a Gateware – da equipe de infraestrutura às equipes de segurança da informação, todos passaram pelo treinamento de agendas ágeis.
Segundo Anderson Takemoto, líder de TI da Taurus, houve uma preparação especial para a equipe, com a demonstração do sprint de trabalho almejado, ou seja, qual seria a forma da gestão de projetos. “Começamos com o compartilhamento de informações, com instruções sobre scrum, dev., scrum master, time de qualidade, entre outros. A ideia inicial foi desmistificar as novidades e experimentar as mudanças a partir de uma comunicação assertiva e muitos feedbacks”, conta o gestor, que comemora os bons resultados com o time. “À medida que implementamos as primeiras alterações, percebemos que a equipe saía satisfeita das agendas”, relata.
Resultados do Business Agility na Taurus aumentam capacidade de respostas
A disseminação de conhecimento foi uma das principais demandas da empresa resolvidas com o serviço. Outra melhoria sobre a necessidade de mudar diante das realidades de um mercado que evolui da indústria 4.0 para 5.0 é a possibilidade de alterar o mindset dos colaboradores, transformando problemas em oportunidades. “Os problemas começaram a nos servir como aprendizados, a equipe ficou mais criativa, o que ajudou a todos a mudar a mentalidade, saindo de uma ideia cartesiana e rígida para um espaço mais harmonioso e de diálogo” destaca.
Planos para 2023 demonstram confiança na metodologia
Os planos da Taurus para o próximo ano incluem tendências de observação com novas ferramentas baseadas no modelo ágil e a manutenção da mentalidade para a mudança. Dos 28 projetos que a Taurus tem, 22 são conduzidos pela área de TI. O planejamento inclui ainda mais treinamentos e o engajamento de equipes estratégicas como da engenharia do produto. “O time de negócios também vai se envolver e temos uma ótima percepção da metodologia e da parceria com a Gateware, conquistando fluidez e mais contato a cada oportunidade, tudo isso por meio de uma maturidade já obtida”, finaliza.
A Taurus tem uma fábrica nos Estados Unidos, na Geórgia; e, no Brasil, outra em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. A empresa acaba de abrir uma loja em São Paulo, além de contar com uma sede em Brasília. Há ainda com uma fábrica de capacetes no Paraná e uma joint venture na Índia, com uma planta produtiva.
Sobre a Gateware – Focada em tecnologia e inovação, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente conta com mais de 170 funcionários e atua em quatro suites: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos, GMO Gestão de Mudanças e Business Agility), GW Outsourcing (Alocação e Hunting de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, e a Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>