Logo
Imprimir esta página

O que fazer quando o crescimento passa a ser um problema na empresa

O que fazer quando o crescimento passa a ser um problema na empresa

Toda empresa tem como meta um crescimento organizado, com resultados positivos de venda e ampliação da sua cartela de clientes, mas e quando esse crescimento se torna um problema? Pode parecer contraditório, mas é um sintoma muito comum de diversas companhias brasileiras e requer rápido diagnóstico.

Uma empresa do setor de construção trabalhava há muitos anos com portfólio enxuto de produtos, até que aumentou a gama de serviços oferecidos, o que trouxe o sonhado crescimento, e com ele, problemas conhecidos:

- Como manter o controle do que era produzido?

- De onde estava entrando as receitas?

- Como os produtos mais antigos impactavam neste portfólio atualizado?

- Como seria possível acompanhar esta expansão de um momento para outro?

- Como fazer investimentos corretos, aumentando a produção do que efetivamente dá lucro ou desativar produtos deficitários?

Na prática, com o rápido crescimento, os gestores passaram a dar menos atenção na gestão estratégica e a empresa precisou encontrar soluções para que os resultados de futuro não fossem afetados, ameaçando o futuro da empresa. A saída é conhecida e pouco valorizada: diagnóstico.

Diagnóstico para cuidar do crescimento

Denis Valente, CEO da Atile e especialista em transformação digital, entende que o tempo dos gestores é muito escasso, lidando com desafios em seus setores com tamanha intensidade que fica realmente complicado pausar suas atividades para tentar encontrar onde está o ponto fraco na operação.

Para visualizar o contexto atual de seus negócios de forma tranquila, o diagnóstico empresarial passa a ser o maior aliado para detectar qual atividade está atrapalhando o desempenho dos negócios e passam despercebidas.

“Isso acontece quando empresas crescem e passam a ter novos desafios. O diagnóstico empresarial ajuda a ter esta visão ampla do que acontece entre os setores, permite que gestores conheçam a real situação da empresa em um determinado momento para identificar problemas e áreas de oportunidades” explica Denis.

Outro problema comum nas administrações brasileiras é concentrar grande esforço em problemas menores, deixando os grandes que realmente impactam no resultado para depois: “Existe uma regra básica, começar pelos grandes problemas. Há demandas urgentes que precisam ser resolvidos imediatamente e o diagnóstico é a única ferramenta capaz de conduzir este exercício corretamente, através de mini metas é possível conseguir avançar de maneira significativa” finaliza o especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto