Logo
Imprimir esta página

Como preparar sua loja virtual para a Black Friday?

*Por Felipe Macedo

Todos os anos, a última sexta-feira do mês de novembro é dia de Black Friday. A data surgiu, que surgiu nos Estados Unidos, está diretamente ligada a um dos feriados mais importantes no país: o Dia de Ação de Graças. No Brasil, a oportunidade conhecida mundialmente pelos descontos atraentes é promovida desde 2010. A cada temporada se torna ainda mais popular entre os brasileiros.

Segundo levantamento da Neotrust, em 2021, a Black Friday gerou R$ 5,41 bilhões em vendas no comércio eletrônico, volume 5,8% maior do que no ano anterior. Para 2022, a tendência é de consolidação das vendas em plataformas digitais, já que representam 72% da preferência de compra pela internet.

Como trata-se de um periodo aguardado pelo público, é fundamental criar algumas promoções e se preparar de modo adequado para surpreender sua audiência e potencializar os lucros. Além disso, com a evolução das compras on-line, os desafios são crescentes. Um deles, por exemplo, é manter a estabilidade de sua plataforma digital diante do aumento no volume de acessos.

Quer saber como organizar o e-commerce e usar a Black Friday a favor do seu negócio? Atente-se às dicas a seguir.

Faça um planejamento estratégico

Um bom planejamento funciona como um mapa rumo aos seus objetivos. Por isso, antes de criar promoções aleatórias no e-commerce, é importante planejar suas ações para esse período de explosão de vendas. Primeiramente, é necessário realizar uma pesquisa com o seu público para saber quais são os principais itens de desejo durante as promoções. Depois, vale criar todos os recursos digitais em termos de plataforma de vendas, soluções de pagamentos e hospedagem do site para garantir uma excelente experiência de compra.

Aposte em campanhas e na gestão de mídia e performance

O principal erro das marcas em dias de grandes promoções é querer falar com todo mundo e não conseguir se comunicar com ninguém. É na etapa de dar o start no plano de campanhas que as empresas com foco em data driven marketing saem na frente. Há uma série de ferramentas que oferecem dados para personalizar a comunicação e as ofertas com base, por exemplo, no histórico de compras e de buscas na plataforma.

Ainda vale destacar que, para alcançar maior crescimento tanto das vendas em si quanto do ROI, é importante potencializar a gestão de mídia e performance da sua marca. A ideia é expandir a visibilidade do seu negócio com o melhor custo-benefício, envolvendo essas estratégias com o e-commerce de forma eficiente. Assim, é possível conquistar melhores resultados em ações no Google Ads, Facebook Ads, redes de afiliação, mídia para apps, mídias sociais etc.

Crie uma jornada completa

É essencial oferecer uma experiência de compra agradável para cativar o cliente e fidelizá-lo. Nesse sentido, é importante manter um relacionamento próximo e entender quais são as demandas. Por exemplo: diversificar as formas de pagamento, ter um e-commerce que facilite a navegação, oferecer cupons e ofertas e/ou investir em estratégias de marketing para atrair a atenção e potencializar os resultados.

Ao colocar essas ideias em prática o quanto antes, o seu negócio estará pronto para aproveitar ao máximo um momento único de altas vendas.

*Felipe Macedo é co-CEO e founder da Corebiz.

Sobre a Corebiz

A Corebiz é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, México, Chile, Argentina e Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países junto às maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO. Mais informações: https://www.corebiz.ag ou @corebizag


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto