Logo
Imprimir esta página

Crescimento do Setor de Seguros Deve Ser de Até 15%

pixabay pixabay

Dyogo Oliveira, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) concedeu entrevista ao Correio Braziliense e demonstrou otimismo para o setor de seguros.

A previsão de Dyogo contudo é de um crescimento de 15% para o setor de seguros. Bem acima da projeção do PIB do ano, que gira em torno de 2,8% segundo o FMI.

“Eu sou otimista. O nosso setor é muito conectado com a economia e costuma crescer acima do PIB. Essa é uma tendência que deve continuar.”

Ex-ministro do Planejamento do governo Michel Temer destacou que as estimativas da CNSeg são de avanço de 10% a 11% (descontada a inflação), uma expansão acima das projeções de mercado.

O presidente da CNSeg também acredita que o país poderá crescer acima das previsões no próximo ano. Mesmo com as estimativas do mercado indicando uma redução no crescimento da economia devido às taxas básicas de juros (Selic) chegando a 13,75% ao ano em agosto.

“Estou bem otimista, porque acredito que, no próximo ano, pois não haverá mais guerra na Ucrânia e será possível um afrouxamento da política monetária ainda no primeiro semestre.”

A economia deve acompanhar esse crescimento?

Segundo a avaliação de Dyogo, o mercado de trabalho deverá continuar aquecido, aumentando a renda dos trabalhadores já que o índice de ocupação já recuperou o patamar pré-pandemia.

“Não tenho nenhum motivo para acreditar que o Brasil vá crescer menos de 2% no ano que vem.”

Oliveira ainda fez uma análise política do cenário atual com o intuito de acalmar os ânimos, você pode conferir a matéria na íntegra clicando aqui.

Concentração do mercado de seguros

Ao contrário do setor bancário, em que as cinco maiores instituições do país detêm quase 68% do mercado de crédito, o segmento segurador tem concentração menor, pois entre as 146 empresas do ramo de seguros gerais, excluindo saúde, os cinco maiores grupos detêm 61,9% do mercado, conforme dados de janeiro e agosto deste ano.

Ao mesmo tempo, segundo levantamento feito com base no Índice Herfindahl-Hirschman (HHI), tradicional indicador do grau de concorrência em um setor, entre janeiro a agosto, a média ficou em 10% em 2022, um percentual levemente superior aos 9,9% registrados no mesmo período de 2021. Conforme a metodologia do HHI, até 15%, o grau de concentração é considerado baixo; entre 15% e 25%, moderado; acima de 25%, a concentração é alta.

“Existe uma leitura equivocada de que há muita concentração do setor. Contudo, esses dados mostram que existem alguns ramos onde a concentração é maior, contudo, na média, ela é bem baixa”, destacou Dyogo Oliveira.

Nesse sentido, a SUSEP divulgou que do final de janeiro até a sexta-feira (11/11), 8.967 novos Corretores de Seguros foram registrados entre pessoas físicas e jurídicas. Ao todo são 124.512 profissionais regularizados. 4.436 novas empresas Corretoras de Seguros criadas no mesmo período, que já somam mais de 55 mil em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto