Dúvidas trabalhistas: como funciona a folga em jogos da Copa do Mundo?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Juliana Garcia
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Empresas são obrigadas a liberar colaboradores em dias de jogo da Seleção Brasileira?
Por: Dhyego Pontes
Como se sabe, o futebol é o esporte mais popular em todo o território nacional e em grande parte mundo e, há poucos dias do início da Copa do Mundo, uma dúvida que eventualmente surge no ambiente de negócios brasileiro diz respeito a liberação de funcionários nos períodos dos jogos da seleção: afinal de contas, minha empresa é obrigada a dar folga aos colaboradores que desejam acompanhar as partidas do Brasil?
O fato é que, culturalmente, há uma tradição em muitas companhias quanto à dispensa de suas equipes, seja durante os jogos para acompanhamento na própria empresa ou mesmo a oferta de folga em si nos dias das partidas. Não por acaso, conforme destacado em reportagem da Agência Brasil, órgãos importantes como a Fecomércio de São Paulo orientaram os empresários a refletirem sobre a importância do evento para o país.
Mas, do ponto de vista jurídico, há alguma norma mais específica nesse sentido?
Banco de horas e acordos
De modo bem objetivo, a resposta é não: empresas não são obrigadas a oferecer folgas extras para seus funcionários durante a Copa do Mundo, a não ser que tal caso seja expressamente indicado em convenção ou acordo coletivo de trabalho. Apenas para elucidação, a rigor, a tirada de licença de um funcionário só pode ocorrer mediante contextos como o nascimento de um filho ou morte de parente próximo.
Nesse sentido, o ideal é que os colaboradores e as companhias em que atuam entrem em um acordo prévio (individual ou coletivo) a partir de estratégias como, por exemplo, o uso de bancos de horas -- possibilidade prevista no Artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a qual também reforça que o saldo do banco de horas deve ser compensado dentro de um prazo máximo de seis meses (do contrário, a companhia terá de arcar com os custos de tais horas).
Pontos de atenção
É recomendado ainda que as empresas se atentem para dois pontos principais:
- Que o acordo individual do empregador com o funcionário seja formalizado -- inclusive a partir de termo de concordância assinado por ambos -- de modo que todo o processo seja documentado e reduzam-se os riscos de litígios futuros;
- Que, em nenhuma hipótese, as horas das folgas disponibilizadas pela empresa sejam descontadas das férias do funcionário, prática vedada pela CLT.
Isso posto, indica-se, por fim, uma comunicação clara e transparente da empresa e de suas lideranças sobre as políticas de gestão de pessoas que serão implementadas no período da Copa do Mundo -- as quais poderão ser divulgadas em diferentes canais de comunicação interna da companhia.
Dada a importância do maior evento de futebol do mundo para a sociedade brasileira, a estratégia sobre a liberação (ou não) de funcionários para o acompanhamento das partidas da seleção deve ser implementada o quanto antes nas organizações e, se possível, que tenha o suporte de especialistas trabalhistas capazes de apoiar as companhias diante de eventuais dúvidas de suas lideranças sobre o tema.
*Dhyego Pontes é Consultor Trabalhista e Previdenciário da Grounds. Com Pós-Graduação em Direito do Trabalho, o executivo possui mais de dez anos de experiência na esfera trabalhista e previdenciária, tanto na área contenciosa como consultiva.
Dhyego Pontes, Consultor Trabalhista e Previdenciário da Grounds
Sobre a Grounds
A Grounds é uma empresa de consultoria inteligente especializada em transações societárias. Oferecendo consultoria específica nas áreas contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e financeira, o core business da companhia abrange todas as áreas da empresa, se diferenciando assim dos serviços de advogados, por exemplo. A empresa traz ao mercado um novo olhar estratégico sobre o processo de análise fiscal financeira e contábil, e oferece uma visão analítica e integrada com total eficiência. Em sua atuação, oferece projetos de due diligence, consultoria fiscal-financeira e assessoria permanente em vários segmentos de atuação: Investimentos e Private Equity, Energia e Infraestrutura, Serviços, Varejo e Indústria em geral. Saiba mais em: Link
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>