Logo
Imprimir esta página

O que o consumidor pode esperar desta Black Friday?

Black Friday - Pixabay Black Friday - Pixabay

Novos hábitos dos consumidores vão ditar a maneira de compra: site, loja física ou os dois; setor de serviços volta com tudo

Migração das empresas para o digital, aumento de compras pela internet e consumidores mais exigentes. Muitas mudanças ocorreram nos últimos dois anos com o isolamento social. E agora, como será a próxima Black Friday?

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que a data movimentará cerca de R$ 6,05 bilhões no e-commerce em 2022, um aumento de 3,5% comparado a 2021.

Embora os números sejam otimistas para as compras on-line, os novos hábitos dos consumidores, com uso de soluções omnichannel, por exemplo, mostram uma inversão de tendências.

“O fluxo das lojas físicas vem aumentando e um dos pontos por trás desse movimento é que nem todos os lojistas conseguem oferecer práticas como pick up in-store, na qual o consumidor tem a oportunidade de escolher e pagar on-line e retirar pessoalmente”, disse Claudio Dias, CEO da Magis5.

Outras variáveis como inflação, alta do dólar e Copa do Mundo, podem influenciar, de forma positiva ou negativa, o comportamento do consumidor. Mas, para o CEO da Magis5, mesmo que o macrocenário não esteja favorecendo muito o empreendedor, a expectativa no fim das contas é de saldo positivo para o e-commerce.

Claudio Dias, CEO da Magis5

“A Black Friday continua sendo o período em que o consumidor está mais apto a gastar, ainda que os hábitos de consumo sejam diferentes dos demais anos”, endossa.

Claudio também lembra que muitos consumidores podem fugir da Black Friday e optar por outras datas que atuam com campanhas mais impactantes, como Black November e Black Week.

“Como a Copa do Mundo colada à Black Friday, pode ser interessante ao consumidor antecipar a compra de alguns produtos, caso ele necessite de eletrônicos para assistir aos jogos, por exemplo, ou artigos esportivos como a camisa da Seleção, pegando carona nas ofertas mais atrativas e antes do primeiro jogo”, sublinha.

Dicas

Embora o consumidor esteja mais consciente do seu poder de compra e da variedade de lojas pelo comércio eletrônico, os preços atrativos na Black Friday podem deixar os consumidores vulneráveis a uma série de ciladas e golpes on-line.

Para evitar cair nessa armadilha, Claudio indica que é preciso estar atento à transparência na comunicação dos preços nos e-commerces.

“Não basta utilizar falsas ofertas, pois o consumidor irá saber e comparar em outros sites, e, com certeza, essas práticas irão acarretar punições pelos marketplaces ou órgãos responsáveis”.

Outra dica é comprar em lugares com boa reputação. “Procure sites que tenham atendimento eficiente e ágil, incluindo o pós-venda, e que tenham políticas claras de troca e devolução também. São partes que os consumidores devem procurar para ter mais segurança em uma loja e que os empreendedores devem estar atentos”, encerra.

Lojistas

Diante desse cenário, o ponto-chave para o sucesso nessa e outras datas festivas é a preparação das marcas. “Muitas empresas se antecedem para estes momentos. Contudo, ainda é possível se organizar e gerenciar seus negócios no marketplace para o período não somente da Black Friday como final de ano em si, principalmente na parte da expedição. Ferramentas como hubs, que auxiliam o gerenciamento e controle de estoque, e na mesa de expedição ao imprimir notas e etiquetas de maneira automatizada, tornarão a vida do empreendedor mais fácil e otimizada”, encerra.

SOBRE A STARTUP MAGIS5

Fundada em 2019, e com sede em Rio Claro, interior de São Paulo, a startup Magis5, enquanto hub de automação e gestão de e-commerce em marketplaces, ajuda vendedores a escalarem seu negócio ao agilizar e simplificar processos operacionais. A plataforma reúne vendedores de marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, entre tantos outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto