Solução auxilia seguradoras a cumprirem demandas regulatórias
Em um cenário marcado por importantes mudanças nas regras do setor, incluindo, entre outros, o Open Insurance, o Sistema de Registro de Operações (SRO) e o marco da securitização, algumas novidades que surgem são vistas como um alento para as seguradoras que precisam rapidamente se adaptar. É o caso, por exemplo, da parceria firmada entre a ITG e a B3 (Bolsa de Valores), que gerou o CRO, uma solução voltada para automatizar a conciliação de informações e documentos entre diferentes plataformas. “Percebemos que a conciliação de informações é uma dificuldade enfrentada por várias empresas e que podíamos ajudá-las a resolver esse problema. Procuramos um parceiro com ampla expertise no setor para a construção conjunta dessa solução, com o intuito de entregar um produto completo para o mercado que permita a automatização de toda a conciliação de arquivos em um único ambiente, sejam eles dados do SRO, FIP, Quadros Estatísticos e Registros Oficiais”, diz Ícaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3, que está, inclusive, credenciada e homologada pela Susep para operar o SRO por meio do seu sistema InsurConnect.
Já o sócio-diretor da ITG, Mauro Sapiro Pinto da Costa, lembra que a empresa é especializada no segmento de seguros, que busca oferecer um portfólio de soluções cada vez mais abrangente para o setor. “Desenvolvemos uma solução para atendimento das demandas do SRO, quando tivemos a oportunidade de aproximação com a B3 e, para orgulho de nossa organização, sermos convidados para estabelecer uma parceria”, comenta Costa.
O CRO é um módulo, instalado no ambiente da seguradora, que efetua a importação do arquivo de retorno da registradora, valores contábeis e demais entregas Susep.
Através dessas entradas, o sistema concilia os dados enviados para o SRO versus valores contábeis e demais obrigações regulatórias garantindo informações padronizadas e consistentes.
Ele também permite uma rastreabilidade na composição de cada valor devido à sua estrutura de navegação, o que possibilita a abertura dos detalhamentos que estão gerando cada informação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>