Estratégias para encantar em apresentações virtuais
Pesquisa revela que para criar uma primeira impressão de qualidade, é necessário focar no público, conteúdo e na entrega.
Causar uma boa primeira impressão é sempre muito importante, principalmente nos ambientes online. Com o crescente uso das plataformas de videocomunicações para fazer reuniões, entrevistas de emprego e prospecção de clientes, o Zoom Video Communications, Inc. (NASDAQ: ZM) decidiu compartilhar os estudos da Dra. Carmen Simon, diretora científica da Corporate Visions e B2B Decision Labs, sobre os fatores que influenciam as primeiras impressões durante uma apresentação online.
A especialista realizou uma série de pesquisas neurocientíficas e encontrou três componentes que desempenham um papel crítico na percepção de quem está assistindo a apresentação virtual: público, conteúdo e entrega.
Os estudos também permitiram o desenvolvimento de práticas que podem ser aplicadas facilmente por qualquer pessoa que utilize plataformas de comunicação online como o Zoom. Confira três estratégias para fazer uma ótima apresentação virtual e causar uma boa primeira impressão.
1. Conecte-se com o seu público
No início da pandemia, apenas 33% dos vendedores entrevistados ligavam suas câmeras durante as chamadas de vídeo com clientes. Mas com a popularização deste meio de comunicação, mais de 90% dos vendedores B2B passaram a ligar suas câmeras durante reuniões virtuais.
Para estes profissionais, ficou claro que quando as pessoas sabem que aparecerão no vídeo, acabam levando a chamada mais a sério e se preparam melhor. A câmera também pode fornecer algumas informações sobre os outros participantes, permitindo que os vendedores identifiquem sentimentos e possíveis dúvidas.
2. Aposte na simplicidade
A doutora Carmen detectou que, quando os participantes viram slides mais simples nas apresentações, eles tiveram maior atenção, mais retenção de informações e maior motivação para trabalhar do que quando foram expostos a slides mais complexos. Esses estados cognitivos levaram a uma primeira impressão favorável (e duradoura).
A pesquisadora também descobriu que slides contendo detalhes sedutores, como imagens decorativas, muitas vezes distraem o espectador e, portanto, podem afetar o foco e a memória. Portanto, quando tiver informações cruciais no slide, o ideal é evitar as distrações visuais.
3. Pense muito sobre sua entrega
Escolha uma modalidade virtual para uma chamada introdutória. Comparando apresentações presenciais, virtuais, telefônicas e híbridas, os resultados revelam que a chamada de vídeo pode ser uma forma eficaz de influenciar as percepções iniciais.
Por exemplo, os participantes virtuais mostraram-se mais felizes e alertas em comparação com os participantes das outras modalidades. Para o máximo impacto, a pesquisa sugere que participantes e apresentadores compartilhem a mesma modalidade e, se possível, selecionem a modalidade virtual para um primeiro encontro.
A doutora Carmen também realizou um experimento comparando os resultados do uso versus não uso da caixa de bate-papo durante uma apresentação introdutória para pessoas que não se conheciam. Os participantes com a caixa de bate-papo desligada assistiram à apresentação em um estado emocional significativamente mais satisfeito e menos distraído, enquanto focavam apenas no orador. Os participantes com a caixa de bate-papo ligada apresentaram diminuição na atenção e memória. No entanto, enquanto a caixa de bate-papo estava ligada, a especialista descobriu que responder as perguntas imediatamente deixava os participantes com um humor significativamente melhor.
Por isso, durante as reuniões introdutórias, tente desativar a caixa de bate-papo pública, ou, se isso não for possível e as pessoas a usarem para fazer perguntas, responda-as imediatamente para obter uma boa primeira impressão e experiência virtual.
Para obter mais informações, consulte os resultados da pesquisa e a metodologia da Dra. Carmen, acesse o e-book "A Ciência das Primeiras Impressões". Ou confira o webinar, “A Neurociência das Apresentações Persuasivas”, para aprender maneiras adicionais de aprimorar as habilidades de apresentação virtual.
Sobre o Zoom
O Zoom é para você. Nós te ajudamos a expressar ideias, conectar-se com outras pessoas e construir mais em direção a um futuro limitado apenas por sua imaginação. Nossa plataforma de comunicações sem atrito é a única que começou com o vídeo como base e, desde então, pautou um novo padrão global de inovação. É por isso que somos uma escolha intuitiva, escalável e segura para indivíduos, pequenas e grandes empresas. Fundada em 2011, o Zoom é uma empresa de capital aberto (NASDAQ: ZM) e sediada em San Jose, Califórnia. Visite zoom.com e siga @zoom.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>