Black Friday: Como não deixar problemas logísticos afetarem suas vendas?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Giulia Martins
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Éder Medeiros, fundador e CEO do Melhor Envio, analisa os principais erros cometidos pelos lojistas e apresenta as soluções para evitar que eles aconteçam
Apesar do e-commerce ter desacelerado nos últimos meses, a expectativa é grande para a Black Friday, que acontece em 25 de novembro. Uma pesquisa feita pela empresa de análise do comportamento do consumidor, Nielsen|Ebit, apontou que mais de 78% dos brasileiros utilizarão a internet como principal meio de compras para a famosa data de promoções.
Entretanto, ao mesmo tempo que a Black Friday estimula o tráfego dos sites e impulsiona o lucro das empresas ao oferecer vantagens aos clientes, o período pode gerar algumas dores de cabeça tanto para quem vende quanto para quem compra online. Um dos principais desafios das empresas está relacionado à logística. Ninguém quer comprar um produto em promoção com um frete caro, por exemplo, ou que a alta demanda atrase os pedidos ou até que a encomenda chegue danificada.
É essencial que os empreendedores digitais se preparem para a data. Para isso, Éder Medeiros, CEO e fundador do Melhor Envio - plataforma de intermediação logística -, selecionou alguns erros cometidos pelos vendedores virtuais e as soluções para evitar que eles aconteçam. Veja:
Abandono de carrinho motivado pelo frete caro
Uma pesquisa feita pela All in em parceria com a Opinion Box revelou que 45% dos entrevistados desistiriam de uma compra por conta do valor do frete. Por isso, evite erros como o preço da entrega mais caro do que o produto. Na época das grandes promoções, vale ficar atento em criar vantagens específicas para o frete. A dica é não cobrar o consumidor após um valor mínimo de compras. Assim, a loja estimula o cliente a comprar mais da empresa para ter acesso ao desconto. Também é possível estipular um valor fixo de frete para que os usuários de regiões mais distantes não sejam tão afetados.
Atrasos nas entregas
Você já comprou um produto que demorou para chegar muito mais do que o prazo determinado pela empresa? A situação é super chata, pois acaba deixando o cliente na mão, principalmente se ele estava dependendo daquela data para utilizar a compra.
Alguns cuidados são capazes de reduzir a chance de transtornos, como saber, com exatidão, o tempo necessário para separar o produto no estoque, embalá-lo, emitir a nota fiscal (ou declaração de conteúdo) e despachá-lo para a transportadora, assim como conferir periodicamente se o seu negócio tem em mãos todos os insumos para empacotar as encomendas.
Caixas de variados tamanhos e itens de proteção dos objetos não podem faltar na hora de enviar a mercadoria. Mantenha essa reserva em condições de suportar a demanda. Também vale adicionar dois dias ao prazo final de entrega informado ao consumidor. Isto permitirá um fôlego extra para o despacho do volume sem impactar na contagem do transporte. Melhor ampliar o prazo do que perdê-lo, não é mesmo?
Produtos danificados no transporte
Outra “dor de cabeça” tanto para o consumidor quanto para o vendedor é ter o produto danificado durante o transporte. Por isso, além de escolher transportadoras de confiança, veja como seu produto está sendo embalado. Escolha materiais de qualidade e à prova d’água, que evitam que a compra chegue molhada ao cliente e, se for um item frágil, utilize embalagens resistentes, deixando sempre um lembrete no produto.
Logística reversa: a devolução das compras
A logística reversa é o caminho de volta que uma encomenda pode precisar fazer no e-commerce, do comprador para a loja online. Segundo a lei, o cliente tem até sete dias após o recebimento da encomenda para solicitar a troca ou devolução do produto. É uma consequência de alguns dos problemas já mencionados, como a chegada de produtos danificados e o atraso da entrega.
Para isso, você deve ter uma rotina já montada para estas situações. Nos casos de devolução, é obrigação da loja arcar com o custo do segundo envio, do destinatário para o e-commerce. Já nas solicitações de troca, cada e-commerce define quem paga pelo segundo frete.
Transforme o frete um aliado do seu negócio. Com a estratégia certa, vendedores digitais podem encontrar na gestão de entrega de encomendas um diferencial para alavancar as vendas na Black Friday.
Sobre a empresa
O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 6 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Brasil e Buslog. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.
Black Friday: Como não deixar problemas logísticos afetarem suas vendas? Éder Medeiros é CEO e fundador do Melhor Envio
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