PMEs online buscam crédito para capital de giro e reposição de estoque segundo pesquisa da Nuvemshop
- Solicitação de crédito via online é a preferência atual de 68%;
- Especialista indica melhores estratégias e cuidados com créditos;
- A pesquisa foi realizada com empreendedores da base da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.
De acordo com pesquisa realizada pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com mais de 100 mil lojas ativas, são quatro os principais motivos que levam as pequenas e médias empresas que vendem online a buscarem crédito: ter capital de giro (29%); aquisição e/ou reposição de estoque (26%); investimento em marketing (14%) e reformar ou ampliar a estrutura do negócio (12%). Para 8% dos empreendedores, a tomada de crédito foi realizada para refinanciamento de dívidas.
Para Renato Burin, head do Nuvem Pago, meio de pagamento próprio da Nuvemshop; o crédito bem usado, investido no negócio, é um grande impulsionador para o crescimento da empresa. “Em um período de pico de vendas, como a Black Friday que se aproxima, o lojista precisa se preparar e garantir que tenha estoque, portanto o crédito é uma opção para essa ampliação. Investimento para aumento de produção, quando há fabricação própria, também é uma excelente estratégia - desde que haja um planejamento adequado para isso”, complementa o executivo.
Além disso, independentemente de ter ou não feito um empréstimo recentemente, 35% dos empreendedores afirmam que a probabilidade de precisar de dinheiro extra nos próximos 6 meses é alta ou muito alta.
Outra tendência apontada pela pesquisa da Nuvemshop é a digitalização dos serviços financeiros, cada vez mais presente no dia a dia dos empreendedores. Apesar de empreendedores ainda utilizarem canais tradicionais para pedir um empréstimo, como a solicitação presencial (26%), a maioria (68%) utilizou canais online, principalmente aplicativos, para pesquisar e contratar crédito.
“A busca por crédito em canais online mostra não só a digitalização, mas também uma tendência inclusiva e mais democrática, possibilitando uma pesquisa mais prática para os lojistas e um acesso facilitado por sites e aplicativos. Além disso, a experiência se torna mais agradável para o empreendedor, que não precisa se deslocar para resolver a questão”, comenta Burin.
Confira as dicas de Burin para aqueles que desejam buscar um novo crédito:
1. Avalie a organização financeira da empresa, é preciso estar em crescimento e com as contas em dia para obter boas avaliações e melhores condições de crédito;
2. Priorize ter um bom produto ou serviço e encantar seus clientes. Quanto melhor o desempenho do negócio, maior é a chance de obter o crédito e aplicá-lo com sucesso;
3. Considere o pagamento do empréstimo em seu planejamento financeiro mensal, evitando atrasos e transtornos como multas e negativações;
4. Evite pegar muito mais crédito do que precisa só porque foi aprovado, isso pode atrapalhar a gestão financeira.
A pesquisa sobre créditos foi realizada com uma amostra das pequenas e médias empresas brasileiras que fazem parte da base de lojistas da plataforma Nuvemshop.
Sobre a Nuvemshop:
A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 100 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de 1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México e Argentina. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de logística. Neste ano, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>