Soluções à distância passaram a ser necessárias na rotina pessoal e corporativa
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Gabriela Caruso
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
*Por: Guilherme Barreiro, Diretor Geral da Nextios
É fato que a pandemia acelerou tudo e todos no tocante à transformação digital. Nada “empurrou” tanto as empresas e as pessoas para a utilização de soluções tecnológicas, seja por meio do delivery de comida e produtos, bens de consumo em geral, streaming de vídeo (Netflix, Youtube etc.) e tantas outras atividades que se tornaram rotineiras pelo meio digital.
Todos nós nos adaptamos ao digital e isso se tornou parte da rotina. Agora, o desafio é combinar o que fazemos online com o que queremos fazer offline: iniciar a compra daquele artigo de vestuário pelo e-commerce e terminar na loja física; à noite talvez pedir comida no delivery, mas no almoço ir ao restaurante; seguir acompanhando as séries que amamos no streaming, mas também ver filmes no cinema; e por aí vai. O fato é que estamos presentes online e offline e estes mercados estão agora mais unidos do que nunca.
Para tanto, as tecnologias têm de acompanhar: não dá mais para sua empresa ter um sistema para atender clientes online (talvez na emergência isso te fez sobreviver na pandemia) e outro para clientes presenciais. A jornada do cliente pode começar online e terminar fisicamente ou vice-versa. É necessário que tudo esteja integrado.
Nas empresas, as soluções à distância, como o acesso ao e-mail e sistemas da companhia, os webinars para comunicados oficiais, a pasta na rede remota, mesmo que protegida com senhas, entre outros, se fazem cruciais nos dias de hoje. Sabemos que o contato físico nunca será trocado, mas a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e contra isso não há argumentos. Porém, ainda há muitos gestores que não se adaptaram a essa nova realidade.
Um novo momento vem surgindo
Em 2021, o país alcançou a marca de mais de 150 milhões de usuários de internet, o que representa 81% da população brasileira. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios 2020. A população digital tem atingido recordes e isso não vai parar. Cada vez mais, precisamos pensar em questões de tecnologia importantes, como a integração do físico e do online, a segurança, o investimentos em cloud etc. Essas modalidades que mencionei trazem agilidade, inovação e oportunidade de expansão de negócios com a aceleração digital. Isso tudo sem falar dos benefícios sustentáveis: com a migração para a nuvem, o comércio reduz sua emissão de gás carbônico para o meio ambiente, por exemplo.
Menciono também a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, que revela ainda que o Brasil tem 1,6 milhão de sites de e-commerce. Isso representa 22% a mais que 2020 e se soma ao crescimento de 40% que já havia acontecido de 2019 para 2020.
A transformação digital pode gerar oportunidades para todos, seja qual for o formato, modelo ou segmento escolhido. Há muito espaço para crescer em nosso País! Vale a pena ficar de olho em como oferecer a melhor solução ao cliente, trazendo todo o contexto de transformação digital em seu discurso, e, claro, na prática.
Sobre o autor:
Guilherme Barreiro é Diretor Geral na Nextios. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de TI, vem atuando com Cloud Computing, Cyber Segurança e soluções de tecnologia para clientes dos mais diversos segmentos. Atua, também, em frentes sociais como a Escola da Nuvem. Antes de estar na Nextios, fez carreira executiva na T-Systems, tendo passado também pela IBM. Guilherme é graduado em Sistemas da Informação e possui especialização em liderança e conselho Digital pela HSM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>