Uma nova experiência no e-commerce por meio do metaverso
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Juliana Garcia
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A nova era digital que avança com o metaverso oferece oportunidades inéditas para o potente setor de e-commerce
Por Stallin Silva*
A crescente expressividade do setor de e-commerce no mercado é um fato incontestável. Desde a invenção da Internet, o comércio eletrônico evoluiu para oferecer aos clientes a experiência de compra online mais rápida e conveniente possível. A partir do momento em que as empresas começaram a entregar o produto no dia seguinte ou até no mesmo dia da compra, o comércio eletrônico começou a decolar na economia global. Agora, com a chegada do metaverso, a expectativa de uma nova revolução neste segmento está posta em pauta.
O metaverso pode ser definido como um ambiente digital simulado que usa realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e blockchain, juntamente com conceitos de mídia social, para criar espaços de rica interação entre os usuários, numa representação virtual da realidade. A ideia é criar um ambiente virtual de imersão, onde as experiências digitais estejam mais próximas do mundo real. O metaverso surge com o potencial de preencher a lacuna entre o comércio eletrônico e as experiências de compras presenciais. E o fato é que inúmeras empresas já estão se movimentando para construir presença digital nesse novo espaço.
As novas lojas virtuais
Uma das principais vantagens da chegada do metaverso para o setor de e-commerce é a possibilidade da experiência tridimensional nas lojas virtuais. A experiência proposta pelo comércio eletrônico tradicional se limita ao uso de interfaces bidimensionais, o que restringe a interação do consumidor à navegação em sites em formato de loja virtual. No metaverso é possível caminhar literalmente dentro da loja virtual, e experienciar os produtos antes mesmo de adquiri-los – tudo isso utilizando dispositivos digitais de realidade aumentada e virtual, sem precisar sair de casa.
À medida que essas tecnologias emergentes se desenvolvem, elas continuarão a reformular a maneira como pensamos sobre o comércio eletrônico. A evolução da abordagem de “clicar e comprar” para “experimentar e comprar” promete oferecer vantagens valiosas para as empresas. Isso permitirá que os clientes do metaverso entrem nas lojas, visualizem as exibições de produtos e façam compras como fariam normalmente, tudo no conforto de suas casas. É uma fusão única da natureza imersiva do comércio físico e a facilidade das compras online.
Um futuro promissor para o e-commerce
O crescimento do e-commerce no metaverso pode ser compreendido como uma certeza para os próximos anos. Ao que tudo indica, este setor será significativamente beneficiado no metaverso, uma vez que o novo ambiente virtual possibilitará um relacionamento mais forte entre as empresas e o público consumidor. A experiência tridimensional deve conferir às empresas novas possibilidades de personalização, maior engajamento com a marca e, consequentemente, o faturamento desse segmento deve crescer.
Ao passo que novas tecnologias começam a ser descobertas, novos recursos também permitem que o comércio online e o comércio offline se unam, indo além do conceito de omnichannel. Nessa perspectiva, não há dúvidas de que o metaverso tem a capacidade de melhorar e revolucionar as práticas atuais de e-commerce e proporcionar uma experiência única para os usuários.
Em conclusão, o metaverso pode ser um divisor de águas na história do comércio eletrônico, revolucionando completamente o modelo operacional, a experiência do cliente, as vendas e a lucratividade das empresas de comércio eletrônico. A chave será como as marcas se adaptarão às novas tecnologias para criar experiências inovadoras para seus clientes no futuro.
*Stallin Silva é CEO da Stoom, empresa com o mais alto nível de personalização da experiência em e-commerce. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Sobre a Stoom
Fundada a partir da expertise de três ex-alunos da Unicamp, a Stoom se destaca no mercado de comércio eletrônico por meio de sua plataforma 100% customizável. Atua como uma verdadeira parceira de tecnologia e inovação, especializada em desenvolver e implementar soluções de e-commerce personalizadas. Localizada no polo da alta tecnologia em Campinas, está presente no mercado desde 2014 e, atualmente, atende cerca de 20 big companies, como Petz, Tenda Atacado, Starrett e Sportbay (Grupo Pro Tork). Veja mais: https://stoom.com.br/.
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