Logo
Imprimir esta página

Donos de pequenos negócios evitam repasse do aumento de custos para o preço final

Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação

Pesquisa Sebrae/IBGE mostra que 76% dos empreendedores sofreram aumentos de custos, mas apenas 9% repassaram o valor integralmente para os consumidores

O aumento dos custos é o que mais tem dificultado a vida dos donos de pequenos negócios, mas apesar disso eles estão evitando repassar os reajustes para os consumidores. De acordo com a primeira edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 9% deles repassaram integralmente para os seus clientes a subida dos gastos de operação das empresas, 43% não elevaram os preços de produtos ou serviços e 47% fizeram um repasse apenas parcial.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa indica que os donos de pequenos negócios estão segurando o reajuste dos preços para evitar perder clientes, já que a maioria deles confirma que as empresas tiveram aumento de custos. “Quase 8 em cada 10 pequenos negócios relataram aumentos dos custos nos últimos 30 dias, mas apenas 9% conseguiram repassar integralmente esses aumentos para os clientes”, observa.

A Pulso dos Pequenos Negócios mostra que 76% dos empresários registraram crescimento dos gastos, em um período de um mês e ainda que a elevação dos gastos com insumos e mercadorias, combustíveis, aluguel, energia, entre outros, foi a principal dificuldade para 42% dos empresários, seguida de falta de clientes (24%), além das dívidas com empréstimos (10%), impostos (4%) e com fornecedores (3%).
“A falta de clientes tem sido um dos principais motivos de preocupação dos empreendedores e diante da falta de consumidores e da redução do poder de compras das famílias, os pequenos negócios vão resistir ao máximo repassar esses custos para não perder vendas. Eles estão preferindo reduzir o lucro para manter os clientes”, avalia Melles.

A estratégia de não repassar os aumentos de custos está sendo adotada tanto pelos microempreendedores individuais (MEI) quanto pelos donos de micro e pequenas empresas. A pesquisa revela que o repasse total do aumento de custos para o preço final foi adotado por apenas 10% das micro e pequenas empresas e 9% dos MEI.

Pulso – Essa é a primeira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, que será realizada trimestralmente pelo Sebrae e IBGE. A colheita de dados foi realizada entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro nos 26 estados e no Distrito Federal. Foram ouvidos 6 mil donos de pequenos negócios e a margem de erro é de 1% para cima ou para baixo.

Números da pesquisa

O aumento de Custos da empresa foi repassado para os clientes?

Pequenos Negócios
• 43% não repassaram
• 47% foi repassado só parcialmente
• 9% foi repassado totalmente

Micro e Pequenas
• 42% não repassaram
• 48% foi repassado só parcialmente
• 10% foi repassado totalmente

MEI
• 44% não repassaram
• 47% foi repassado só parcialmente
• 9% foi repassado totalmente

Nos últimos 30 dias, sua empresa teve aumento dos custos?

Pequenos Negócios
• 4% Não sabe
• 20% Não
• 76% Sim

Micro e Pequenas
• 2% Não sabe
• 22% Não
• 76% Sim

MEI
• 6% Não sabe
• 19% Não
• 75% Sim

SEBRAE


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto