Como criar conteúdo relevante para os seus seguidores nas redes sociais
Segundo Cristiane Thiel, instrutora da Udemy, as pessoas só seguem marcas que podem, de certa forma, trazer alguma transformação
As redes sociais mudaram os hábitos de consumo das pessoas. Hoje, você pode fazer uma compra, compartilhar conteúdo ou conectar-se com qualquer pessoa com apenas um clique. Isso também se aplica a marcas e empresas – de corporações globais a donos de pequenos negócios. Porém, a pergunta que muitos se fazem é: “como criar conteúdo que seja relevante para a minha audiência e que, em última análise, me dê retorno financeiro?” Isso deu origem a uma grande demanda por habilidades e cursos de marketing digital.
Para Cristiane Thiel, instrutora na Udemy com experiência em marketing e branding, é importante buscar conhecimento sobre como superar os principais desafios na criação de conteúdo para empresas. As marcas devem levar informações que ajudem os clientes na sua jornada de consumo. Cristiane divide essa jornada em três etapas: a primeira, quando o cliente ouve sobre a marca ou sobre um determinado produto ou serviço; a segunda, quando ele já entendeu como esse produto é adequado para a vida dele; e a terceira, a hora da decisão, quando ele define de que empresa irá comprar.
A instrutora ainda explica que, no mundo digital, a decisão de compra pode ocorrer em alguns minutos ou em semanas, dependendo de quanto isso ressoa para o indivíduo. “O que costumamos ver é uma falta de alinhamento entre essas etapas. Muitas vezes as marcas criam conteúdo apenas para o momento de decisão, quando o cliente ainda não está pronto para comprar”, afirma.
Para Cristiane, o conteúdo digital pode vir em diferentes formatos, dependendo da rede social, desde vídeos curtos e stories interativos até e-books, vídeo aulas do tipo “masterclass” e webinars. A chave é ser estratégico e criativo. Ela também aponta o caminho para criar um bom conteúdo. “A principal dica é ter alinhamento entre os interesses da marca e da audiência. As pessoas só seguem marcas que podem, de certa forma, trazer alguma transformação. Seja com conteúdo educacional, informativo, inspiracional ou divertido, as marcas precisam focar em oferecer informações que são direcionadas aos seus objetivos de negócios e não apenas visar curtidas”, diz.
Para aqueles que procuram aprender sobre como melhorar e criar conteúdo de sucesso, Cristiane faz uma sugestão. "Os cursos online, principalmente no caso da Udemy, têm a grande vantagem de não delimitar um prazo para que o estudante acesse todo o curso do início ao fim. Em outras plataformas, o aluno é obrigado a estudar dentro de um determinado período porque, depois disso, ele perde o acesso.” Hoje, os seus principais alunos são profissionais que querem aplicar os conceitos nas suas próprias marcas ou trabalhar para os seus clientes.
A Udemy oferece diversos cursos para quem tem interesse em aprender mais sobre criação de conteúdo nas redes sociais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>