Logo
Imprimir esta página

Negócios: Brasil é vice-líder em inovação na América Latina

Desempenho foi levantado pelo “Índice Global de Inovação”, anunciado no último dia 29. País está na 54ª posição mundial em meio a 132 países pesquisados.

O PMO faz com que os projetos sejam executados seguindo as boas práticas, fazendo uso apropriado das metodologias e ferramentas disponíveis

O Brasil alcançou este ano a vice-liderança, entre países latino-americanos, no quesito “inovação”. É o que apontam os dados do Índice Global da Inovação (IGI) 2022 anunciados nesta quinta-feira (29) pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês). Em 2022, o país atingiu 32.5 pontos, ficando apenas atrás do Chile e subindo duas posições no ranking que é considerado uma referência na avaliação da inovação para formulação de políticas econômicas de um país.

Porém, embora o resultado seja animador, o setor produtivo nacional ainda precisa acelerar em investimentos para almejar patamares mais competitivos. Isso porque, no ranking global, o Brasil encontra-se na 54ª posição, em meio a 132 países pesquisados. Em primeiro lugar, vem a Suíça, com 64,6 pontos, seguida pelos Estados Unidos, que conseguiu 61,8 pontos.

O investimento em inovação como condição essencial na reestruturação de cadeias globais foi tema de uma reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizada este mês na Confederação Nacional da Indústria (CNI). As lideranças discutiram os desafios impostos pela reorganização da lógica de produção, fizeram uma análise de conjuntura geopolítica do Brasil e debateram formas de como atingir os objetivos corporativos e alavancar a competitividade dos negócios.

Segundo a gerente de Projetos Denise Freitas Santos das Neves, inovar no mercado não é novidade. Porém, é preciso saber quais ferramentas devem ser consideradas, de maneira a garantir que a empresa saia do ambiente de estagnação para um projeto de organização que busque novos modelos de negócios. Uma delas é o Project Management Office (PMO), ou escritório de gerenciamento de projetos.

“O PMO faz com que os projetos sejam executados seguindo as boas práticas, fazendo uso apropriado das metodologias e ferramentas disponíveis e seguindo as diretrizes e políticas de governança”, explica.

Ela assegura que a ferramenta pode ser implantada em qualquer ramo ou setor empresarial. Como exemplo prático, a especialista cita uma empresa de software, onde o PMO atuaria desde a formalização da venda de um projeto até a entrega do produto.

“Essa ferramenta irá documentar todas as fases dessa implantação, ajudará os coordenadores de projetos nas tomadas de decisões e será responsável por gerar dados para que seja possível visualizar se o projeto está dentro do tempo certo para entrega, ou se esse projeto já está exercendo as horas de implantação, gerando prejuízos ao cliente e assim por diante”, detalha.

Por conta dessa característica, Denise das Neves ressalta que o escritório de projetos está presente em todas as etapas do processo de criação, desenvolvimento e produção das empresas, orientando as equipes para que os objetivos sejam alcançados com eficiência.

“Alguns dos benefícios de se ter um PMO são a padronização, aumento na taxa de sucesso nos projetos, gestão do conhecimento, capacitação dos gerentes de projetos, facilidade em tomar decisões, redução de falhas em projetos, projetos alinhados à estratégia da organização, visibilidade e transparência para os projetos, possibilitando o aumento o sucesso dos projetos e diminuindo os riscos”, conclui ela, que tem 12 anos de experiência na área.

Brasil subiu três posições no Índice Global de Inovação

A melhor marca atingida pelo Brasil no Índice Global de Inovação (IGI) foi conquistada em 2011, quando o Brasil ocupou a 47ª posição, segundo informações da CNI, entidade parceira na produção e divulgação do ranking no país. Neste ano, apesar de estar sete posições longe daquela marca, no 54º lugar, o país conseguiu ganhar três posições em relação a 2021.

Além de Suíça e Estados Unidos, que ocupam a primeira e segunda posições, respectivamente, a lista dos 10 países mais inovadores do mundo também é formada, pela ordem, por Suécia, Reino Unido, Holanda, Coreia do Sul, Singapura, Alemanha, Finlândia e Dinamarca.

Na América Latina, além de Chile e Brasil, fazem parte da lista México (58º lugar), Colômbia (63º), Uruguai (64º), Peru (65º) e Costa Rica (68º).

De acordo com a CNI, o IGI 2022 é calculado a partir da média de dois subíndices. O subíndice “Insumos de Inovação! avalia os elementos da economia que viabilizam e facilitam o desenvolvimento de atividades inovadoras, agrupados em cinco pilares: (1) Instituições; (2) Capital humano e pesquisa; (3) Infraestrutura; (4) Sofisticação do mercado; e (5) Sofisticação empresarial. Já o subíndice “Produtos de Inovação” capta o resultado efetivo das atividades inovadoras no interior da economia e se divide em dois pilares: (6) Produtos de conhecimento e tecnologia e (7) Produtos criativos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto