Logo
Imprimir esta página

Inclusão social no mundo corporativo: somar experiências para multiplicar vivências

Keilly Monteiro, especialista em Employee Experience e Gerente Geral de Recursos Humanos da NEO - Divulgação Keilly Monteiro, especialista em Employee Experience e Gerente Geral de Recursos Humanos da NEO - Divulgação

Por Keilly Monteiro, especialista em Employee Experience e Gerente Geral de Recursos Humanos da NEO

Empresas que verdadeiramente investem em Diversidade e Inclusão criam ambientes que abraçam e apoiam diferentes visões e perspectivas. Uma cultura inclusiva e diversificada tem relação direta com a inovação, produtividade, lucratividade e crescimento, e se há uma aposta na diversidade nas relações sociais, o gestor promove um plus em forma de aumento da tolerância, maior bagagem cultural e disseminação da empatia.

Auxiliar os colaboradores a conviver em sociedade não é só reservar um cargo para pessoas com deficiência ou realizar o recrutamento para uma vaga afirmativa. É preciso, antes de qualquer coisa, fazer um trabalho com as equipes e promover uma adaptação estrutural do ambiente de trabalho, para que o trabalhador seja visto não como parte de um projeto de “caridade” ou de uma cota, mas, sim, como um integrante real da empresa.

Buscar a inclusão social no mercado de trabalho ou fora dele é trabalhar para que seja quadrado o ciclo de desigualdade que é histórico, reestruturando e corrigindo a desigualdade de acesso e oportunidade de todos os grupos minoritários, aumentando a diversidade em uma organização, além de trazer novas ideias e pontos de vista. Este não precisa ser um trabalho difícil e, sim, sólido, parte da sua cultura organizacional. Pois é somando experiências que multiplicamos as vivências! Efetuando a inclusão social, trabalhamos para reverter estatísticas e permitimos que os mais variados grupos sociais possam competir com equidade.

Por meio da promoção de oportunidades de primeiro emprego, priorizando quem ainda não tem experiência (como fazemos em 80% de nossa contratações, que não demandam experiência, nem formação no ensino superior), damos às pessoas em situação de risco e moradoras das regiões periféricas a possibilidade não só de um início no mercado de trabalho, mas também uma mudança de paradigma, tirando-as muitas vezes de uma condição de vulnerabilidade social.

Promover a diversidade de gênero também é essencial e, segundo a consultoria McKinsey & Company, está correlacionada duplamente, tanto com a lucratividade, como com a criação de valor. O levantamento Diversity wins: How inclusion matters apontou que empresas com equipes plurais alcançam resultados até 21% maiores em relação àquelas em que tal fator não é prioridade. Investir em Diversidade e em Inclusão é uma arma eficiente na retenção de talentos e na redução da rotatividade. Consequentemente, quem fideliza o seu público interno acaba por ser reconhecido tanto externamente, quanto internamente, atraindo mais pessoas com potencial e que estão interessadas em atrelar suas carreiras a uma marca valiosa, o que acaba por melhorar a imagem da sua companhia como marca empregadora. Contudo, a valorização não deve acontecer só por parte dos colaboradores, mas de forma plena e pelo mercado como um todo. Clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e investidores valorizam as organizações que investem em práticas sociais, ambientais e de governança.

Criar um ambiente onde todos se sintam incluídos, respeitados e com as mesmas condições é a receita para atrair os melhores profissionais para o seu time. Fazer com que os funcionários se sintam importantes em sua essência e permitir a estes fazerem parte de uma empresa inclusiva só elevará o seu potencial de mercado. Mas, para que isso funcione, a conscientização e a informação são os dois pontos-chave para essa mudança. Assim, todos terão orgulho de “vestir a sua camisa”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto