Como aplicar a automação robótica no setor de Seguros?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Michelly Siqueira
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A automação robótica, conhecida também pela sigla RPA (Robotic Process Automation) tem se mostrado uma grande promessa em uma ampla gama de setores, incluindo o de Seguros. Afinal, as seguradoras enfrentam diariamente uma cobrança excessiva de tarefas administrativas, o que reduz a satisfação do cliente e desperdiça muito tempo.
Porém, por meio do RPA, muitas delas já entenderam que há grandes possibilidades para reduzir, de forma significativa, o tempo e o esforço gastos em atividades secundárias. O resultado? Aumento de produtividade e uma melhora constante no atendimento ao cliente.
Hoje o RPA já está sendo usado no ramo de Seguros para lidar com sistemas antigos e automatizar procedimentos duplicados, além de adquirir dados externos.
Por que a automação é necessária no setor de Seguros?
Um estudo da McKinsey descobriu que o RPA para seguros pode reduzir o tempo de processamento de dados em 34%. Também de acordo com a consultoria, a indústria de Seguros será capaz de automatizar 25% de seu processo até 2025.
Ainda a passos lentos, mas promissores, algumas seguradoras têm usado o RPA principalmente em operações não complexas, como processamento de sinistros e registros de formulários.
Por outro lado, as que já investiram fortemente em RPA estão revolucionando o processo de ponta a ponta, incluindo extração de dados, rastreamento de erros, sinalização, roteamento automático de sinistros e análise precisa de processos/negócios.
Nesse sentido, alguns exemplos que apontam para aplicação na prática do RPA no setor de Seguros estão:
· Registro e Processamento de Reivindicações
Como resultado do grande volume de informações necessárias para processar reclamações, grandes volumes de dados são gerados durante o processo. Devido à sua incapacidade de adaptação, os sistemas atuais são incapazes de lidar com o volume de informações necessárias para processar um sinistro. Devido à falta de eficiência e flexibilidade, infelizmente a experiência do cliente acabou sendo impactada negativamente.
· Subscrição
A subscrição é outra área de seguro que se presta bem à automação. Envolve obter e analisar dados de uma variedade de fontes, como:
Riscos à saúde – Os prêmios aumentarão para os candidatos que fumam devido às taxas de mortalidade mais altas incorridas, por exemplo.
Capacidade de crédito – Empresas terceirizadas estabelecem a classificação de crédito do solicitante.
Apólices Duplicadas – O solicitante já possui uma apólice existente?
Em meio a esse cenário, o RPA agiliza o processo de subscrição, automatizando a coleta de dados a partir de uma variedade de fontes externas e internas. E isso seja ao automatizar a base do processo para preencher vários campos em sistemas internos com dados relevantes, ou ao fornecer um relatório rico em insights ao avaliar uma perda de execução, por exemplo.
· Conformidade Regulamentar
Após a pandemia pela Covid-19, o processo regulatório do negócio de seguros tornou- se ainda mais complexo.
O risco de violação regulatória no setor aumentou devido aos muitos procedimentos complicados e propensos a erros.
Sendo assim, os processos automatizados se tornaram ainda mais essenciais para garantir a conformidade regulatória, automatizar tarefas, verificar informações de clientes existentes ou até criar relatórios regulatórios.
· Análise e Processos de Negócios
As seguradoras só podem aprimorar seus serviços e atender melhor a seus clientes se medirem o que estão fazendo. Com tantas operações ainda centralizadas no trabalho manual e no uso intensivo de papel, fica difícil rastrear e analisar a eficiência operacional ou identificar possíveis inconsistências. O que não acontece quando a automação está em vigor.
Isso porque o RPA consegue rastrear o número de transações e exceções tratadas, gerando como resultado o aprimoramento da conformidade regulatória e ganhos em eficiência. Além, claro, do aumento da velocidade de processamento de reclamações e agilidade no tempo de resposta às solicitações apresentadas pelos clientes.
· Outros benefícios
Aplicativos Legados - O RPA pode funcionar como uma ponte para conectar os aplicativos legados incompatíveis e as novas soluções de ERP ou BPM usando a automação de interface do usuário.
Contabilidade e Finanças – Um sistema RPA pode conduzir cliques, preenchimento automático de modelo, cópia e colagem de informações, entrada de campo e muito mais para reduzir despesas transacionais e pegadas de custos de políticas em conciliações bancárias diárias.
Distribuição e Varejo – Quando se trata de venda e distribuição de apólices de seguro, o RPA pode ser uma ferramenta inestimável. Entre as operações que podem ser automatizadas estão a criação de scorecard de vendas, a transmissão de alertas aos agentes e a execução de avaliações de compliance, regulatórias e de crédito.
Cancelamento de uma Apólice – Podemos usar o RPA para automatizar o cancelamento de apólices, o que poupará tempo e garantirá que nenhum erro seja cometido, uma vez que o RPA segue rigorosamente as regras e procedimentos de cancelamento.
Não é novidade que a concorrência no setor de Seguros está aumentando e as expectativas dos clientes estão evoluindo mais rápido do que nunca. Isso sem falar nas insurtechs, que oferecem um sistema 100% digitalizado e uma abordagem flexível na hora de oferecer produtos e soluções.
Para manter a vantagem competitiva entre os concorrentes, as seguradoras devem abraçar a mudança.
O RPA é capaz de agilizar o processo de seguro e integrar os aplicativos legados com soluções modernas com facilidade.
Com o RPA no coração do setor de Seguros, as seguradoras podem não apenas reduzir o custo das operações e a carga de trabalho, como oferecer ao cliente um serviço rápido, personalizado e sob medida ao que ele precisa.
Flávio S. R. Ferreira é especialista em desenvolvimento de negócios e responsável pela vertical de Seguros na Softtek Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>